Conjuntura

Construção: juros altos lideram ranking de problemas da indústria

Sondagem da CNI também revela que o empresariado se diz pessimista em relação ao nível de atividade no setor, que registrou queda na geração de empregos no mesmo período

Michelle Portela
postado em 23/01/2023 17:32 / atualizado em 23/01/2023 17:33
 (crédito:  Arquivo / Tânia Rêgo / Agência Brasil)
(crédito: Arquivo / Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Sondagem da Indústria da Construção de dezembro divulgada nesta segunda-feira (23/1), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que o empresariado se diz pessimista em relação ao nível de atividade no setor, que registrou queda na geração de empregos no mesmo período. 

De acordo com a pesquisa, 30,6% dos empresários apontam que o principal problema são as elevadas taxas de juros. "O problema já havia alcançado a primeira posição no ranking no terceiro trimestre de 2022 e recebeu 0,6% a mais de assinalações no último trimestre. Em seguida, vem a elevada carga tributária, assinalado por 28,5% das empresas", diz a nota de divulgação da sondagem.

Para 28,5%, o principal fator para o pessimismo é a elevada carga tributária, enquanto a falta ou alto custo de trabalhador qualificado e a falta ou alto custo da matéria-prima aparecem empatados no índice de preocupação, entre 23,4% e 23,5%, respectivamente. 

Confiança 

Já o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção registrou queda pelo segundo mês consecutivo. Em dezembro de 2022, o índice foi de 46,6 pontos, abaixo da linha divisória considerada sadia para o setor, em 50 pontos. Em novembro, este indicador foi de 48,2, contra 50,0, em outubro. 

Seguindo a tendência, o índice de evolução do nível de número de empregados da construção ficou em 46,9 pontos em dezembro de 2022, também abaixo da linha divisória de 50 pontos. Assim, a queda no emprego registrou retração pelo segundo mês consecutivo, após cinco meses de resultados positivos. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE