Inflação

Focus eleva previsões para Selic e IPCA em 2023 e 2024, mas piora PIB do ano

A projeção é que a taxa básica de juros da economia fique em 12,75% em 2023

Fernanda Strickland
postado em 13/02/2023 16:56 / atualizado em 13/02/2023 16:57
 (crédito:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Analistas do mercado financeiro elevaram a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, para 2023 e para 2024. Os dados do Boletim Focus foram divulgados nesta segunda-feira (13/2) pelo Banco Central.

Em 2023, o índice deve chegar a 5,79%, ante a uma projeção de 5,78% na semana passada. Essa é a nona semana consecutiva em que agentes econômicos revisam para cima o indicador. Já para o ano que vem, a previsão é que o IPCA chegue a 4%, ante 3,93% na semana anterior.

Outro indicador divulgado foi o da Selic. A projeção é que a taxa básica de juros da economia fique em 12,75% em 2023; na última semana, a previsão era de 12,50%. Essa é a primeira projeção de alta da Selic para este ano. Para 2024, a previsão é que a Selic chegue em 10%, ante 9,75% estimados na semana anterior.

PIB

O crescimento econômico também teve uma atualização, porém para baixo. Segundo o Focus, o mercado espera que o PIB cresça 0,76% em 2023. Na semana passada, o Focus trazia uma projeção de 0,79% para o crescimento do país. Para o ano que vem, a previsão para o PIB se manteve estável em 1,5%.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE