RODA VIVA

"BC é uma instituição que precisa trabalhar com o governo", diz Campos Neto

Em entrevista ao 'Roda Viva', presidente do Banco Central garantiu que não há tentativa de dificultar ações do governo Lula

Ândrea Malcher
postado em 13/02/2023 23:20 / atualizado em 13/02/2023 23:20
 (crédito:  TV Cultura/Reprodução)
(crédito: TV Cultura/Reprodução)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, se defendeu de partidarismo em entrevista ao programa Roda Viva, desta segunda (13/2). Campos Neto, que foi indicado pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para o cargo, reconheceu a legitimidade das eleições e afirmou que não há tentativa de dificultar a vida do governo Lula.

“O BC é uma instituição de Estado que precisa trabalhar com o governo sempre, estamos sempre abertos a colaborar. Entendo que exista pressa por parte do governo Lula, que exista uma agenda social. Nossa agenda é muito social, se pensarmos em tudo que o Banco Central fez e nas inovações, foram todas visando o social”, disse.

Ele foi além e garantiu que faria “tudo ao alcance” para aproximar o BC do governo e que a “proximidade com algumas pessoas”, desenvolvida durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, não pode ser confundida com a independência de atuação.

“Em termos de atuação, foi a maior subida de juros em ano eleitoral na história do Brasil, duas vezes maior que a segunda (maior) em 2001. E, quando olhamos mercados emergentes, você não verá na história, em um ano e meio, na magnitude que o Brasil fez”, destacou para demonstrar a independência da instituição. “Se o BC estivesse leniente, quisesse participar politicamente, não teria subido os juros. Teria até feito uma política para estourar a inflação para frente, o que não fez”.

Segundo Campos Neto, todos os primeiros anos de governo começaram com alta de juros, com exceção de 2006. “Basicamente, o que o BC fez na primeira reunião foi manter os juros que já vinham. Outra coisa importante, é que alertamos em todas as atas para o problema fiscal que existe”, pontuou, destacando, ainda, que todas as decisões do Banco Central são tomadas em colegiado.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE