Congresso Nacional

Sem âncora fiscal, debate da reforma tributária avança para definir cronograma

Expectativa é de apresentação agenda do GT nesta quarta-feira (1º/03). "O próprio colegiado vai decidir quem serão os convidados, as datas de cada seminários e audiências públicas em Brasília e também aqueles que propuserem nos estados", diz Agnaldo Ribeiro

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 28/02/2023 17:50
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O novo arcabouço fiscal não será discutido dentro da reforma tributária, afirmaram nesta terça-feira (28/2) integrantes do Grupo de Trabalho (GT) da tributária na Câmara dos Deputados. Havia expectativa de que ambas as propostas fossem discutidas em conjunto, ainda neste semestre.

A informação foi confirmada em coletiva de imprensa e consolida uma fala de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, do início deste mês. A jornalistas, Aguinaldo Ribeiro (PP-AL), relator do GT, disse que nas próximas semanas, até que se encerre os 90 dias de prazo do GT, haverá audiências públicas com técnicos e sociedade civil organizada, em Brasília e nos estados, o que deve ser definido nesta quarta-feira (1º/3).

Na data, será apresentado, prevê a equipe, o cronograma do grupo. “O próprio colegiado vai decidir quem serão os convidados, as datas de cada seminário e audiência pública aqui em Brasília e também aqueles que propuserem nos estados”, diz Ribeiro. 

“Haverá uma reunião administrativa durante a semana para buscar as convergências. Estamos numa fase em que os setores produtivos, entes federados e sociedade brasileira conhecem os testos das PECs (Propostas de Emenda Constitucionais) 45 e 110. Estamos falando sobre a reforma do imposto sobre consumo na primeira etapa. Imposto sobre patrimônio será na segunda”, explicou Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo.

O deputado mineiro disse também que o foco é construir uma proposição para que a matéria seja aprovada em plenário e que as contribuições do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão apenas “colaborativas”, para adensar as proposições já no Congresso Nacional.

Nesta terça, Ribeiro e Lopes se reuniram com Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda. O relator do GT pontuou que o encontro com o gestor se deu no âmbito de programação de datas e que “não houve análise de mérito” da reforma tributária.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE