Jornal Correio Braziliense

IPCA

Mercado eleva projeção de inflação para 2023 pela 11ª vez consecutiva

Boletim Focus, publicado pelo Banco Central, apresentou aumento das expectativas de inflação para este ano. Desta vez, a projeção passou de 5,89% para 5,90%

Banco CentraL (BC) publicou nesta segunda-feira (27/2) mais uma edição do Boletim Focus. Segundo o relatório, a inflação brasileira, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar o ano com aumento de 5,90%, em relação a 2022. Comparada à pesquisa publicada na semana passada, houve aumento de 0,01% na projeção, o que representa o 11º aumento consecutivo na projeção.

Para o ano que vem, a projeção para o IPCA permaneceu inalterada em relação à última semana, estabilizada em 4,02%. Para 2025 e 2026, as expectativas aumentaram para 3,80% e 3,75%, respectivamente. Além da inflação, a projeção para o PIB de 2023 também foi revisada para cima, de 0,80% para 0,84% nesta semana.

Outros indicadores não tiveram mudança nas projeções, na comparação com a semana passada, como foi o caso do câmbio do dólar norte-americano, que permanece com a expectativa de encerrar o ano a R$ 5,25. A Selic (taxa básica de juros) também segue com a projeção de encerrar o ano aos 12,75%, segundo analistas de mercado.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!