Valores

Valores a receber: começa resgate e BC se pronuncia sobre fila virtual

Segundo o Banco Central, o SVR tem hoje aproximadamente R$ 6 bilhões de valores a receber para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas.

Fernanda Strickland
postado em 07/03/2023 16:37
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O resgate de dinheiro "esquecido" em instituições financeiras foi retomado nesta terça-feira (7/3). O Sistema de Valores a Receber (SVR) foi ativado pelo Banco Central para permitir a consulta e solicitação de quantias paradas em contas bancárias pessoais, de empresas ou de pessoas falecidas. Com a grande quantidade de procura, o BC organizou uma fila de espera. Até o final da manhã, havia 300 mil pessoas.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode consultar a presença de valores e solicitar o resgate. Segundo o Banco Central, o SVR tem hoje aproximadamente R$ 6 bilhões de valores a receber para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas.

Para consultar se há valores a receber, é preciso entrar no site do Banco Central. Na página, o solicitante deve informar o CPF ou o CNPJ para consultar a presença de saldo. Caso exista dinheiro a ser recebido, é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro, uma gradação relacionada ao nível de informações cedidas ao portal do governo federal.

 

Valores a receber: começa hoje o resgate do dinheiro
Valores a receber: começa hoje o resgate do dinheiro (foto: reprodução)

Sobre a fila de espera, o BC disse que o SVR está funcionando a plena carga para atender a todos os interessados em recuperar os recursos “esquecidos” no sistema financeiro. “Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento”, disse em nota.

“Esse mesmo procedimento é utilizado, por exemplo, na abertura da venda de ingressos para um show muito procurado. Nessas primeiras horas de funcionamento, uma vez dentro do sistema, o tempo para os usuários requererem seus recursos tem sido menor que o esperado”, afirmou o Banco. “ O SVR está adequando o cálculo do tempo esperado em fila para refletir essa experiência real dos usuários, o que deve reduzir a previsão em espera informada ao cidadão”.

“Naturalmente, passadas as primeiras horas de funcionamento a demanda deve diminuir e, consequentemente, as filas. O BC tranquiliza os cidadãos de que os recursos permanecerão a sua disposição pelo tempo que for necessário e que todos serão atendidos o mais rapidamente possível, sem necessidade de agendamento de horário certo como na primeira fase, em 2022”, apontou a nota do Banco.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE