Petrobras

Governo federal faz mais uma troca na lista para o Conselho da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, formalizou a indicação do advogado Efrain Pereira da Cruz, que foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Rafaela Gonçalves
postado em 08/03/2023 14:59
 (crédito:  Valter Campanato/Agência Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O governo fez mais uma troca na lista de futuros integrantes do Conselho de Administração da Petrobras. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, formalizou a indicação do advogado Efrain Pereira da Cruz, que foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de agosto de 2018 a agosto de 2022.

Cruz substitui o nome de Carlos Eduardo Turchetto Santos, presidente da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), indicação que poderia ser questionada em órgãos internos por conflito de interesse, já que o setor sucroalcooleiro concorre com a Petrobras no mercado de combustíveis.

O advogado é especialista em direito da energia e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Além de ex-diretor da Aneel, também já foi presidente da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop) e membro do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC), junto ao Ministério da Justiça.

O novo indicado tem ligação com os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Marcos Rogério (PL-RO), atualmente em licença. Em 2022, Cruz relatou polêmico processo sobre térmica emergencial da Âmbar, empresa dos mesmos donos da JBS, que acabou sendo questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A lista inicial de indicações entrou na mira de sindicatos e aliados do governo, por supostamente destoar do programa proposto pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pregava uma Petrobras com mais investimentos e de volta a segmentos abandonados em gestões anteriores. O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que é membro da equipe de transição para a área energética, chegou a afirmar que os primeiros nomes eram “ligados ao bolsonarismo, ao mercado financeiro e a favor de privatizações”.

Trocas

A indicação de Efrain Cruz é a segunda troca na lista inicial para o Conselho, divulgada em 28 de fevereiro. Na primeira troca, saiu da relação o engenheiro e ex-secretário de Energia do Rio de Janeiro Wagner Victer. Ele havia sido escolhido por Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, por indicação da ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O substituto é o economista Bruno Moretti, formado pela UFF, mestre em economia pela UFRJ e doutor em sociologia pela UnB. Moretti tem relações próximas com o PT, tendo atuado como assessor do gabinete da Liderança da sigla no Senado.

Todas as indicações serão submetidas aos procedimentos de governança interna da Petrobras para análise dos requisitos legais e de gestão e integridade, e posterior manifestação do Comitê de Pessoas, disse a estatal.

Lista de indicados até o momento:

  • Jean Paul Terra Prates (presidente da Petrobras);
  • Pietro Adamo Sampaio Mendes (secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Petrobras);
  • Efrain Pereira da Cruz;
  • Vitor Eduardo de Almeida Saback;
  • Eugênio Tiago Chagas Cordeiro;
  • Teixeira Bruno Moretti (economista do PT e indicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).

Membros independentes, selecionados em lista elaborada por empresa especializada:

  • Sergio Machado Rezende;
  • Suzana Kahn Ribeiro.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE