ENERGIA

Governo publica nomeação de Enio Verri como diretor-geral de Itaipu

A troca foi publicada por meio de decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU)

Agência Estado
postado em 11/03/2023 14:57 / atualizado em 11/03/2023 15:22
 (crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
(crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O governo oficializou a troca no comando de Itaipu na noite de ontem, e exonerou o vice-almirante da Marinha, Anatalício Risden Júnior do comando da usina binacional de Itaipu. Em seu lugar, foi nomeado o deputado federal e economista Enio Verri (PT), com mandato até maio de 2027. Ele comandará a hidrelétrica no momento em que o Anexo C do Tratado de Itaipu será revisto entre Brasil e Paraguai.

A troca foi publicada por meio de decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de ontem. O nome de Verri para ficar à frente da usina não era uma novidade, uma vez que já havia uma sinalização do governo de que o deputado ocuparia o posto.

O novo diretor-presidente de Itaipu é especialista em teoria econômica, com mestrado e doutorado em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP).

Risden Júnior foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro numa onda de militarização da usina hidrelétrica na qual o Brasil é sócio do Paraguai, e estava no comando da usina desde janeiro de 2022. Antes ele ocupava a diretoria-financeira de Itaipu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE