ECONOMIA

Haddad: reforma tributária é importante para a sustentabilidade fiscal

Segundo Haddad, a reforma ainda poderá encerrar o conflito distributivo no país, com um horizonte maior de sustentabilidade e mais segurança jurídica

Agência Estado
postado em 13/03/2023 10:49 / atualizado em 13/03/2023 10:49
 (crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)
(crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (13/3) que a reforma tributária que está sendo desenhada pelo governo será importante para a sustentabilidade fiscal do País. Ele participa de evento organizado pelos jornais Valor Econômico e O Globo no período da manhã.

Segundo Haddad, a reforma tributária vai atingir com maior vigor o ICMS, que ele classificou como um tributo em situação caótica. Segundo Haddad, esse imposto retira a segurança jurídica e pune os investidores, sobretudo devido à carga tributária cobrada na fase de investimentos.

"Você está punindo o investidor, punindo o exportador, punindo o industrial, punindo as famílias de baixa renda que consomem mais produtos industriais do que serviços, e além de tudo você está punindo o próprio poder público, dada a litigiosidade dos tributos no nosso Poder Judiciário", disse Haddad.

O ministro afirmou que não é possível estimar o choque que a reforma tributária terá na economia brasileira, por aumentar a eficiência do sistema.

Haddad falou em estimativas que vão de 10% a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e defendeu que a medida terá o potencial de facilitar a vida de trabalhadores, investidores e do Poder Público.

Segundo Haddad, a reforma ainda poderá encerrar o conflito distributivo no país, com um horizonte maior de sustentabilidade e mais segurança jurídica. O ministro disse ainda que a reforma vai eliminar desonerações que classificou como "completamente arbitrárias, feitas com base no capitalismo de compadrio no Brasil".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE