ACERTO COM O LEÃO

Imposto de Renda: pagamentos feitos em 2022 precisam do envio de comprovante?

Declarações devem ser enviadas para a Receita até 31 de maio. Especialista explica sobre o que deve ser feitos com comprovantes de pagamento

André Vinícius Pereira*
postado em 29/03/2023 17:25 / atualizado em 29/03/2023 17:26
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio. Para quem declara pela primeira vez, é preciso estar atento para seguir algumas regras, principalmente referente aos pagamentos.

Todos os pagamentos feitos no ano anterior, ou seja, em 2022, servem de base para a declaração que deve ser enviada para a Receita Federal. Diversas pessoas costumam guardar os comprovantes dos pagamentos feitos durante o ano, que serve como auxilio para o registro, mas outros se preocupam sobre o envio junto ao documento de declaração para a Receita.

Essa documentação pode ser importante, principalmente para o sistema responsável pela arrecadação de tributos do Estado, mas, como explica Valdir Amorim, coordenador técnico jurídico e tributário da IOB, não é necessário o envio: “Os comprovantes relativos aos pagamentos efetuados em 2022 não devem ser enviados para a Receita Federal. Entretanto, você deve guardá-los durante o prazo de cinco anos, para eventual exibição ao Fisco".

Outras dúvidas?

Tem mais dúvidas sobre o Imposto de Renda? O Correio preparou um especial que sana os principais questionamentos sobre a declaração. Você pode conferir acessando o link

* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE