MUDANÇAS

Correio Talks debate como a reforma tributária pode ser mais justa para todos

Correio Talks desta quarta-feira (12/4) trará para o debate as mudanças no sistema tributária que estão na pauta do Executivo e do Legislativo. Especialista reforça que equilíbrio deve guiar escolhas para a norma

Correio Braziliense
postado em 11/04/2023 06:00
Pedro Delarue: desafio da reforma tributária é buscar equilíbrio entre diversos segmentos da sociedade -  (crédito: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
Pedro Delarue: desafio da reforma tributária é buscar equilíbrio entre diversos segmentos da sociedade - (crédito: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

As expectativas em torno da reforma que promete reorganizar o sistema tributário brasileiro e corrigir distorções são grandes. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já sinalizou que as mudanças devem começar com a simplificação da tributação sobre o consumo. Para discutir o tema, o Correio Braziliense promove nesta quarta-feira (12/4), a partir das 9h, o Correio Talks "Reforma Tributária: o Brasil quer impostos justos". O debate reunirá diversos especialistas da área econômica e políticos, e será transmitido ao vivo nas redes sociais do jornal.

O secretário especial do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, é o convidado para a abertura do evento. O primeiro painel tem como tópico principal "A reforma é possível", com os painelista confirmados Aguinaldo Ribeiro, deputado e relator da reforma tributária na Câmara; o ex-senador Roberto Rocha; o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) Mauro Silva; e a auditora-fiscal e subsecretária-geral da Receita Federal do Brasil (RFB), Adriana Gomes Rêgo.

Já o segundo painel discutirá como o sistema tributário pode estar a favor do crescimento. O debate contará com a participação do presidente da Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Rodrigo Spada; da diretora de Cursos na York University do Canadá, Melina de Souza Rocha; do secretário de Fazenda do município de São Paulo, Ricardo Ezequiel Torres; e do auditor fiscal e secretário-geral da Unafisco, Pedro Delarue Tolentino Filho. 

O Correio Talks ainda tem a participação prevista, como convidado pré-painel, do deputado federal e economista Reginaldo Lopes.

Benefícios na medida

Na avaliação do auditor fiscal Pedro Delarue, o maior desafio é aprovar uma proposta de reforma equilibrada. "Cada grupo de interesse quer manter seu nicho de privilégios, as alíquotas diferenciadas e os benefícios fiscais. Vamos ter que discutir na reforma tributária quais mecanismos compensatórios serão adequados, para que ninguém saia perdendo ou ganhando muito", explica. 

"Tem a parte da tributação sobre a renda e patrimônio, em que o principal desafio é a redução das desigualdades, com a correção da tabela do imposto de renda, a tributação de lucros e dividendos que hoje são isentos — dois ou três países no mundo têm essa isenção na distribuição de lucros e dividendos. Essa tributação permitiria a redução do RPJ (Registro de Pessoa Jurídica) das empresas, aí teríamos a possibilidade de reduzir a desigualdade que existe na tributação da renda das pessoas", explica o auditor fiscal.

Para ele, promover debates públicos sobre o assunto é importante para que a sociedade tenha conhecimento do que está acontecendo e participe. "As empresas repassam a maior parte das tributações para os consumidores, então eles têm que se inteirar sobre a reforma tributária para saber o que está sendo feito em seu benefício e interesse", pontua Pedro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Programação

Abertura
Bernard Appy, secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da
Fazenda

Painel 1: a reforma é possível
Aguinaldo Ribeiro, deputado e relator da Reforma Tributária na Câmara

Roberto Rocha, ex-senador

Mauro Silva, presidente da Unafisco

Adriana Gomes Rêgo, auditora-fiscal e subsecretária-geral da Receita Federal do
Brasil (RFB)

Pré-painel

Reginaldo Lopes, deputado federal e economista

Painel 2: um sistema a favor do crescimento

Rodrigo Spada, presidente da Febrafite

Melina de Souza Rocha, diretora de Cursos na York University do Canadá

Pedro Delarue Tolentino Filho, auditor fiscal

Ricardo Ezequiel Torres, secretário de Fazenda do município de São Paulo

Como assistir

Acompanhe ao vivo pelas páginas do YouTube e do Facebook do Correio Braziliense, no site www.correiobraziliense.com.br e veja a cobertura em tempo real no Twiiter (@correio).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE