Esplanada

Juventude rural encerra festival com passeata em Brasília

O 4º Festival Nacional da Juventude Rural será encerrado nesta quinta-feira (27/4) com a caminhada e ato político na Esplanada dos Ministérios. A previsão é que o governo faça anúncio, durante o ato, das medidas com medidas estratégicas pautadas pela juventude

Fernanda Strickland
postado em 27/04/2023 11:22 / atualizado em 27/04/2023 11:22
4° Festival Nacional da Juventude Rural do Contag, nesta quinta-feira (27/4) -  (crédito: Fernanda Strickland/DA/CB Press)
4° Festival Nacional da Juventude Rural do Contag, nesta quinta-feira (27/4) - (crédito: Fernanda Strickland/DA/CB Press)

Durante encerramento do 4° Festival Nacional da Juventude Rural da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que acontece em Brasília nesta quinta-feira (27/4), jovens de todo o Brasil se reuniram para pedir políticas públicas em favor das suas pautas.

A Pauta da Juventude Rural da Contag conta com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer.

O evento teve início na terça-feira (25) e será encerrado com a caminhada e ato político na Esplanada dos Ministérios. Os jovens que participam do festival saíram do Pavilhão às 7h de hoje, caminhando em direção à Esplanada, onde fizeram um ato com falas políticas para reforçar as propostas apresentadas ao governo federal ainda em março. A previsão é que o governo faça anúncio, durante o ato, das medidas com medidas estratégicas pautadas pela juventude.

  • Jovens participam do 4º Festival Nacional da Juventude Rural da Contag, na Esplanada dos Ministérios Fernanda Strickland/CB/DA.Press
  • Jovens participam do 4º Festival Nacional da Juventude Rural da Contag, na Esplanada dos Ministérios Fernanda Strickland/CB/DA.Press
  • 4° Festival Nacional da Juventude Rural do Contag, nesta quinta-feira (27/4) Fernanda Strickland/DA/CB Press
 

O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela Contag entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

Segundo a secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon, a juventude rural defende a inclusão produtiva da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, bem como o fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo, além da reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE