G7

Em reunião do G7, Haddad pede ajuda aos EUA para socorro financeiro à Argentina

O ministro da Fazenda argumentou que a crise no país vizinho pode ser agravada por uma seca histórica que ameaça derrubar em 20% as exportações. Segundo ele, a questão é "humanitária"

Rafaela Gonçalves
postado em 11/05/2023 09:54
 (crédito: Diogo Zacarias/MF)
(crédito: Diogo Zacarias/MF)

Em encontro com a secretária do Tesouro norte-americano Janet Yellen, nesta quinta-feira (11/5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu que os Estados Unidos atuem no socorro à crise da Argentina. O encontro bilateral aconteceu em Niigata, no Japão, onde participam da reunião do G7 — grupo das sete maiores economias do mundo, formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

Haddad argumentou que a crise no país vizinho pode ser agravada por uma seca histórica que ameaça derrubar em 20% as exportações. Segundo o ministro, a questão é "humanitária" e a Argentina precisa da ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os EUA são os maiores colaboradores do credor global.

"Eu trouxe esse problema porque é uma questão importante, a Argentina é um país muito importante no mundo e, particularmente, na América do Sul. Em segundo lugar porque a solução para Argentina passa pelo FMI. Se o Brasil e os Estados Unidos estiverem juntos nesse apoio, isso pode facilitar muito as coisas pra Argentina", disse Haddad aos jornalistas, após a reunião.

Segundo o ministro, a secretária norte-americana "até se surpreendeu" com o pedido e ele antecipou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participará do encontro da cúpula no próximo dia 19, deve trazer a mesma preocupação.

"Uma das razões pelas quais o presidente Lula está vindo ao G7 é para tratar desse assunto. Para nós, é uma questão fundamental. E o presidente Lula virá na na próxima semana com a mesma preocupação que eu estou antecipando aqui", reforçou.

Protagonista

O pedido de socorro do Brasil pela Argentina é uma indicação importante para que o país assuma protagonismo na América do Sul. "O presidente Alberto Fernández já sinalizou que quer ajuda na recuperação econômica argentina, e ajudar o país vizinho será uma barganha importante, pois o FMI é, justamente, controlado pelo G7. Isso fortalece o papel do Brasil como liderança sul-americana e é uma estratégia importante de parceria entre os dois países", avaliou Pedro Feliu, professor de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao Correio.

Questionado sobre a percepção dos EUA com a relação entre Brasil e China, Haddad afirmou que a secretária do Tesouro garantiu que não há objeções aos laços comerciais. O ministro manifestou ainda “o desejo de nos aproximarmos mais dos Estados Unidos”. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação