RECEITA FEDERAL

Live do Correio responde dúvidas sobre declaração do IR, nesta segunda-feira

O tributarista Valdir Amorim estará respondendo dúvidas sobre a declaração nesta segunda-feira (15/5), às 18h. A transmissão ao vivo estará disponível no Youtube

Correio Braziliense
postado em 15/05/2023 16:41
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal vai até o dia 31 de maio. É comum que na hora da prestação de contas apareçam dúvidas, e com o objetivo de saná-las, o Correio recebe o tributarista Valdir Amorim, nesta segunda-feira (15/5), às 18h. A transmissão, ao vivo, estará disponível no Youtube do jornal, com apresentação da jornalista Rosana Hessel. 

Valdir é coordenador de impostos do Editorial-Tributário da IOB e especialista em tributos diretos e indiretos, legislação contábil, societária, empresarial, civil e comercial. Ele vai responder às principais dúvidas sobre o IRPF. O Imposto de Renda é o tributo calculado sobre todos os rendimentos recebidos pelo contribuinte ao longo do ano. Quem recebeu a partir de R$ 2.308 por mês deve fazer a declaração.

A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano. Os documentos necessários para a declaração do IR são CPF, comprovante de residência, dados bancários, título de eleitor e última declaração de ajuste anual do IR (se houver) do declarante, além de nome, CPF e data de nascimento de dependentes, alimentandos e cônjuge, caso tenha.

Dentre as novidades deste ano, estão: a declaração pré-preenchida que estará disponível para os contribuintes desde o início da temporada, a restituição através do Pix, a declaração da bolsa de valores e a faixa de isenção, que começará a valer em 2024. E quem optar por receber a restituição do Imposto de Renda por meio do Pix, ou usar o modelo de declaração pré-preenchida, terá prioridade na devolução dos valores.

Além dessa transmissão com o Valdir, o Correio também preparou um especial sobre Imposto de Renda, que reúne uma série de matérias sobre o tema. O jornal também responde às principais dúvidas na página do especial. O especial está disponível neste site, confira!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.