LEÃO

IRPF: deixar declaração para última hora gera riscos em caso de correção

A pouco mais de 15 dias do encerramento do prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal recebeu apenas 24,2 milhões de declarações — 14 milhões a menos do que o esperado pelo órgão para 2023

Correio Braziliense
postado em 16/05/2023 00:11
De acordo com Valdir Amorim, coordenador de impostos do editorial-tributário da consultoria especializada em contabilidade IOB, deixar o documento para a última hora pode impedir a pessoa de corrigir informações para evitar cair na malha fina -  (crédito: Youtube/Reprodução)
De acordo com Valdir Amorim, coordenador de impostos do editorial-tributário da consultoria especializada em contabilidade IOB, deixar o documento para a última hora pode impedir a pessoa de corrigir informações para evitar cair na malha fina - (crédito: Youtube/Reprodução)

O envio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) próximo ao encerramento do prazo estabelecido pela Receita Federal pode causar prejuízos aos contribuintes. De acordo com Valdir Amorim, especialista em tributos diretos e indiretos e coordenador de impostos do editorial-tributário da consultoria especializada em contabilidade IOB, deixar o documento para a última hora pode impedir a pessoa de corrigir informações para evitar cair na malha fina.

“Se faltar uma documentação, não vai ter tempo para recuperar essa informação. Por exemplo, normalmente os contribuintes precisam dos informes de rendimentos e essas informações são dadas pelo empregador e enviadas direto para a Receita. Esses dados podem estar inconsistentes, errados. Se a pessoa fizer a declaração no último dia, como irá arrumar?”, questiona o especialista.

O alerta foi dado pelo consultor em live promovida pelo Correio Braziliense e apresentada pela repórter de economia Rosana Hessel, nesta segunda-feira (15/5), para tirar dúvidas sobre o preenchimento e o envio da declaração. “Se ficar para última hora, o contribuinte terá que entregar do jeito que está e depois se preocupar com a declaração retificadora, uma chance a menos de passar ileso”, acrescenta.

A pouco mais de 15 dias do encerramento do prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal recebeu apenas 24,2 milhões de declarações, 14 milhões a menos do que o esperado pelo órgão para 2023 — a expectativa é que o montante chegue ao patamar de 38,5 milhões até 31 de maio.

Valdir afirma que grande parte dos contribuintes podem postergar o envio do documento de propósito para aproveitar a correção do valor, em caso de restituição, pela taxa básica de juros, a Selic — em maio de 2023, o Copom manteve a taxa a 13,75% ao ano. “Quanto ao rendimento da Selic, é um ótimo investimento. Quanto à dor de cabeça que vai ter com a Receita Federal, eu não recomendo não”, alerta.

Uma alternativa para aproveitar a correção sem correr risco de prejuízo é o contribuinte iniciar a declaração antes do fim do prazo para checar os dados. “O melhor caminho é o contribuinte começar a declaração pelo modelo pré-preenchido. Mas para isso ele precisa ter uma conta ouro ou prata no gov.br”, diz.

“Ele vai lá, faz o download da declaração para a máquina dele, clica na opção pré-preenchida, checa os dados da declaração e, se tiver ok, ele pode até esperar, mas só se estiver tudo correto”, sugere.

Veja abaixo outras dúvidas e respostas dadas pelo especialista.

Toda despesa médica pode ser declarada para conseguir restituição?

Não. É preciso analisar, no âmbito das despesas médicas, o que pode e o que não pode ser declarado. Por exemplo, gastos com um asilo de idosos, não pode. Só pode gastos em dependência médica, com autorização médica. Não adianta pagar a conta do lugar e querer deduzir. Farmácia não pode, também.

A valorização no preço do imóvel deve ser declarada? Como?

O Fisco não permite atualizar o valor do imóvel a preço de mercado. O bem ficará com o valor pago, não será corrigido. Agora quando ele vender o imóvel, a diferença entre o valor declarado, que ele pagou, e o que ele vendeu, chamado ganho de capital, deverá ser informado em um aplicativo chamado GCAP 2022, um programa inteligente, que você vai informando se vendeu a vista, a prazo, e ele vai fazer a conta do imposto proporcionalmente. E depois os dados deverão ser importados para a declaração do Imposto de Renda.

Mas também tem outras regrinhas. Se é o único imóvel que o contribuinte tem nos últimos cinco anos e não fez nenhuma venda, o ganho de capital é isento de imposto. Tem várias regrinhas e por isso que, quando a declaração é mais complexa, é sempre bom consultar um contador.

Assista a live completa com dicas para a declaração do Imposto de Renda:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação