ABASTECIMENTO

Combustíveis podem ficar mais caros a partir desta quinta (29/6); entenda

Volta de tributos federais pode impactar o preço da gasolina, do etanol e do GNV, a partir desta quinta-feira (29/6)

Raphael Pati*
postado em 28/06/2023 17:38 / atualizado em 28/06/2023 18:54
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Os postos de combustíveis estão preocupados com um possível aumento no preço dos produtos. Isso ocorre porque, a partir desta quinta-feira (29/6), a Medida Provisória (MP) 1163/2023 —que prorroga a redução das alíquotas de PIS/Cofins e Cide na gasolina comum, no etanol e no Gás Natural Veicular (GNV) — perderá a validade. O prazo de vigência do decreto se encerra nesta quarta-feira (28/6) e, como o governo federal não estendeu a medida, a expectativa é que os tributos voltem a incidir no valor da bomba na manhã de quinta.

A informação foi confirmada pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), que alertou sobre notícias falsas compartilhadas na internet sobre a volta dos tributos ocorrer apenas no sábado (1º/7). A federação também calculou quais devem ser os impactos para o consumidor a partir de amanhã.

Segundo a entidade, o repasse total dos tributos nos combustíveis deve provocar um aumento de R$ 0,33 por litro no preço da gasolina e de R$ 0,22 no de etanol hidratado. Além disso, o valor do GNV deve sofrer um aumento de 9,25% com a volta do PIS/Cofins. Mesmo assim, é válido destacar que os estabelecimentos possuem autonomia para definir os preços de venda dos seus produtos.

Desafios para o setor

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do DF (Sindicombustíveis), Paulo Tavares, a expiração da MP 1163/2023, junto com o aumento nos custos para os revendedores podem criar desafios adicionais para pequenas e médias empresas do setor.

“Essas empresas desempenham um papel fundamental na economia, gerando empregos e contribuindo para o crescimento econômico. No entanto, devido à sua menor capacidade de absorver aumentos significativos nos custos, elas podem enfrentar dificuldades financeiras diante dessa mudança”, observa Tavares.

O presidente ainda destaca a importância da transparência para garantir que notícias falsas não sejam propagadas em larga escala e confundam o consumidor. “É essencial que os consumidores tenham acesso a informações claras e precisas sobre os preços e a composição dos custos dos combustíveis, a fim de tomar decisões informadas”, acrescentou.

*Estagiário sob a supervisão de Talita de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação