A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30/6), o segundo lote da restituição do Imposto de Renda (IR). Serão creditados R$ 7,5 bilhões para mais de 5 milhões de contribuintes. As prioridades nesse lote são as pessoas acima de 60 anos, com alguma deficiência ou doença grave. Quem indicou a chave Pix para a restituição ou utilizou a declaração pré-preenchida também entra na lista.
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF, que foi informada na declaração do IR. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Como consultar?
Para consultar sobre a restituição, basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em Imposto de Renda e, depois, no Consultar a Restitiuição. A consulta também pode ser feita no aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como pode acontecer em caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte esqueça de resgatar o valor de sua restituição depois desse período, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Saiba Mais
- Diversão e Arte Influencer expõe Rafael Cardoso: ‘Cropped não pode, mas trair sim’
- Diversão e Arte 1 vídeo de Rodrigo Godoy, ex de Preta Gil, em plataforma adulta decepciona: "Só isso?"
- Política Os principais pontos dos votos no julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível
- Mundo Há quanto tempo Putin está no poder? As principais dúvidas dos brasileiros sobre a crise na Rússia
- Mundo Grupo Wagner: imagens de satélite indicam atividade em base militar de Belarus
- Ciência e Saúde Cientistas captam pela 1ª vez ondas de choque de buracos negros gigantes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.