NEGÓCIOS

Brasil registra aumento de 1 milhão de empresas neste ano

De janeiro a julho deste ano, 2,3 milhões de novas empresas foram abertas, enquanto que 1,2 milhão fecharam as portas

Atualmente, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Atualmente, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Raphael Pati*
postado em 04/09/2023 18:13 / atualizado em 04/09/2023 18:14

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) divulgou, nesta segunda-feira (4/9), um balanço sobre a abertura e fechamento de empresas entre janeiro e julho deste ano. De acordo com o Mapa das Empresas, nesse período, o Brasil registrou um crescimento líquido de 1.064.683 registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

O aumento é resultado da abertura de 2,3 milhões de empresas e do fechamento de 1,2 milhão de CNPJs. Atualmente, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas, enquanto que para viabilizar e registrar o cadastro, a demora é de apenas 13 e 15 horas, respectivamente.

Em relação aos Microempreendedores Individuais (MEIs), o saldo também segue positivo. Nesse contexto, o Brasil abriu 567.975 empresas e fechou 315.987, com saldo, nos primeiros sete meses do ano, de 251.988 novas empresas.

* Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação