Sustentabilidade

Governo lança arcabouço para títulos soberanos sustentáveis

A iniciativa reafirma o compromisso do Brasil com políticas sustentáveis, se alinhando ao crescente interesse de investidores não residentes e com a expansão do mercado de títulos temáticos no mundo.

Sustentabilidade
economia verde
energia verde -  (crédito: Reprodução/Freepik)
Sustentabilidade economia verde energia verde - (crédito: Reprodução/Freepik)
Fernanda Strickland
postado em 05/09/2023 19:09 / atualizado em 05/09/2023 19:10

O Governo do Brasil lançou, nesta terça-feira (5/9), o Arcabouço Brasileiro Para Títulos Soberanos Sustentáveis. A iniciativa reafirma o compromisso do Brasil com políticas sustentáveis, se alinhando ao crescente interesse de investidores não residentes e com a expansão do mercado de títulos temáticos no mundo. O documento de referência para a emissão de títulos de dívida soberana com uso de recursos lastreados em despesas orçamentárias que contribuam diretamente para a promoção do desenvolvimento sustentável do país.

O arcabouço foi elaborado pelo Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas (CFSS), envolvendo esforços conjuntos dos vários órgãos do Governo Federal que o compõem. O desenvolvimento do arcabouço contou ainda com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial.

Segundo o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, Morgan Doyle, "a divulgação do Arcabouço Brasileiro para Títulos Soberanos Sustentáveis marca um passo significativo nas finanças nacionais do Brasil e oferece uma oportunidade ímpar aos investidores globais". "Este avanço possibilita a captação de recursos destinados a políticas que genuinamente promovem o desenvolvimento sustentável e inclusivo", afirmou.

"O BID se orgulha imensamente de contribuir para a criação deste marco e permanece parceiro do Brasil no compartilhamento de conhecimentos técnicos e das melhores evidências", disse Doyle.

"Nós felicitamos o governo brasileiro por esse arcabouço para títulos sustentáveis, que demonstra o compromisso do Brasil em enfrentar os desafios ambientais e sociais e permitirá ao governo diversificar sua base de investidores e otimizar sua estratégia de financiamento de uma forma que corresponda às suas necessidades. Como líder global em finanças sustentáveis e pioneiro na emissão de títulos verdes, o Banco Mundial teve o prazer de trabalhar em conjunto com o governo e compartilhar seu conhecimento e experiência", afirmou o diretor para o Brasil do Banco Mundial, Johannes Zutt.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação