RIO GRANDE DO SUL

Feira de inovação industrial apresenta cão robótico e robô baterista

Promovida pelo Sebrae-RS e pela Fiergs, a Mercopar teve início no dia 17 e finaliza sua 32ª edição nesta sexta-feira (20/10), na cidades de Caxias do Sul

Robôs tiveram funções modificadas para interagirem com o público 
 -  (crédito: Ingrid Soares/Correio Braziliense)
Robôs tiveram funções modificadas para interagirem com o público - (crédito: Ingrid Soares/Correio Braziliense)
postado em 20/10/2023 18:17 / atualizado em 21/10/2023 13:20

Caxias do Sul - Além de inovações tecnológicas voltadas para a área industrial, a Mercopar trouxe em sua 32ª edição o cão robô batizado de Cusco e robôs bateristas para interação com o público. Quem percorre os espaços visitando os stands encontra Cusco circulando pelo espaço. Por controle remoto, quando acariciado, se balança satisfeito e também atua como um cachorro real, rola, fica de pé mostrando as patinhas e late. No entanto, o robô dócil também foi desenvolvido especialmente para a segurança patrimonial.

Com processamento de inteligência artificial, possui câmeras infravermelho ao redor do corpo para reconhecimento facial, podendo ainda fazer rondas e reconhecimento de perímetros. Pesando aproximadamente 20kg e podendo carregar seu próprio peso nas costas, o objeto conta com um sistema aritmético de equilíbrio que impede que caia mesmo sofrendo empurrões ou impactos. Em modo esporte, corre 17km por hora.

Marco Augusto dos Santos, técnico que opera o cachorro durante a feira relata que Cusco foi desenvolvido para área militar, mas que atua ainda como um cão de suporte.

“É um cão tanto para a área militar, que desarma bombas, quanto um cão guia para crianças com autismo, em escolas. Também faz o serviço de segurança de condomínio”, acrescentou.

Entre outros robôs que exercem função dupla na feira — e que tiveram a função modificada para interagir com o público — está o FD-B6 da Sumig III, especialista em soldas, que assumiu a função de baterista enquanto uma banda se apresentava ao som de músicas de rock.

Já o robô colaborativo, Cobot, da Universal Robots, geralmente utilizado para montagem industrial, aplicação de cola, pintura e solda, foi programado para a escrita e desenho. A ação a ser realizada é escolhida por meio de um tablet.

Promovida pelo Sebrae-RS e pela Fiergs, a Mercopar teve início no dia 17 e finaliza sua 32ª edição nesta sexta-feira (20/10), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Entre os destaques da feira estão ainda impressoras 3D e robôs com capacidade de carregar caixas de até 1.500 kg.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação