COMÉRCIO

Black Friday: intenção de compra cresce 32%, segundo pesquisa

Especialista diz que essa é uma boa oportunidade para os varejistas conquistarem clientes que agem por impulso quando estão à frente de uma oferta

Expectativa para a Black Friday 2023 no Conjunto Nacional
 -  (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
Expectativa para a Black Friday 2023 no Conjunto Nacional - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
postado em 07/11/2023 14:56 / atualizado em 07/11/2023 14:57

Na tradicional megapromoção de Black Friday, prevista para a última sexta-feira de novembro (24/11), os brasileiros pretendem aproveitar ao máximo as compras. Prova disso, é uma pesquisa realizada pela Mfield, com 2.300 participantes, sobre a expectativa de compra durante o período, que apontou um crescimento de 32,2% na população que pretende adquirir produtos nessa data. Com isso os varejistas precisam fazer estratégias para conseguir superar as vendas.

O período da Black Friday é conhecido pelos descontos especiais em produtos eletrônicos, eletrodomésticos e livros, mas os supermercados também surfam nessa onda. Para o especialista em varejo alimentar, Leandro Rosadas, essa é uma boa oportunidade para os donos de mercado conquistarem clientes que agem por impulso quando estão à frente de uma oferta.

“São poucos os consumidores que se planejam para uma Black Friday nos supermercados, por isso, os supermercadistas precisam investir nas ações para aqueles consumidores que compram por oportunidade”, diz.

Embora exista uma data oficial, a última sexta-feira do mês, há varejistas que prolongam os descontos por vários dias, semanas ou até durante todo o mês de novembro. O especialista em varejo alimentar dá sete dicas para os supermercados se destacarem no período da Black Friday:

Planejamento

É importante criar, o quanto antes, um cronograma com as tarefas necessárias, como por exemplo: negociação com fornecedor, preparação do estoque, treinamento de equipe, ornamentação de loja, definição de metas, data das ofertas, inventário do estoque, estratégias de marketing, entre outros.

Preparação do estoque

Com um bom levantamento do seu estoque e com uma comparação com o ano anterior, você vai conseguir identificar: os excessos do estoque, que poderão ser objeto de promoções mais vantajosas; quais produtos justificam investimentos e quais produtos serão as grandes apostas da Black Friday. “Minha sugestão é que o supermercadista tenha, pelo menos, 15 dias de estoque daqueles produtos selecionados para vender no dia da megapromoção; isso para produtos de alto giro”, pontua o especialista em varejo alimentar.

Diversifique as promoções

Realize ofertas progressivas, combos de produto, frete grátis acima de um determinado valor e sorteios

Disponibilize diferentes formas de pagamento

Para captar o maior número de clientes, é importante aceitar: pix, cartão de crédito e débito, vale alimentação. No dia da Black Friday ainda vale dar uma opção de parcelamento em até 3x, a partir de um valor estipulado.

Treinamento da equipe

Prepare seu time para treinamentos especiais para essa data. Explique quais produtos estão em promoção; as formas de pagamento ou parcelamento daquele dia; se haverá frete grátis. Estude a possibilidade de aumentar o número de colaboradores no dia da promoção. Enfim, é importante que os colaboradores estejam cientes de tudo o que vai acontecer de diferente naquele dia na loja.

Utilize as estratégias de cross selling e upselling

Se essas estratégias forem usadas de forma efetiva, o supermercado vai melhorar a experiência do cliente na loja e, muitas vezes, fidelizá-lo; além de aumentar o ticket médio e diminuir o estoque.

Ornamentação da loja

Coloque cartazes, bolas ou alguma decoração que sinalize que a Black Friday está acontecendo naquele dia. É importante que o layout esteja de acordo com as peças das redes sociais e com o site. Os canais precisam ter a mesma identidade visual. Os itens mais populares da Black Friday podem ser posicionados no fundo da loja. Dessa maneira, os clientes precisarão percorrer os corredores para alcançar o produto de interesse. Esse deslocamento pode expor os clientes a outras ofertas e produtos interessantes.

 

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