empreendedorismo

Franquias em ritmo acelerado na capital federal

Em 2023, Brasília passou a ser a terceira cidade com maior número de operações de franchising, atrás de Rio e São Paulo. Interior do país também avança

Outro case de franquia de sucesso em Brasília mostra a importância de se pesquisar o mercado consumidor. Essa foi a estratégia da Magnólia Papelaria -  (crédito: Bernardo Tamura/Divulgação)
Outro case de franquia de sucesso em Brasília mostra a importância de se pesquisar o mercado consumidor. Essa foi a estratégia da Magnólia Papelaria - (crédito: Bernardo Tamura/Divulgação)
Fernanda Strickland*
postado em 12/11/2023 03:55

Comandatuba (BA) — Movido especialmente por fatores como o crescimento do agronegócio, o setor de franquias ganhou força fora do eixo Rio-São Paulo. Brasília ficou em 3º lugar em números absolutos de operações no país, atrás das metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro. A capital federal também figura entre os municípios que mais cresceram no Brasil, em 4º lugar. Os dados constam do Ranking das 30 maiores cidades que mais cresceram por operações no primeiro semestre de 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No ano passado, a capital federal ficou em 4º lugar, atrás de Belo Horizonte. Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, mesmo após a forte expansão em 2022, os dados deste ano ratificam a força expansionista do setor de franquias no país. "De forma descentralizada e associada particularmente à economia do agronegócio, do turismo e acredito também que esse avanço ocorre em razão da atratividade das marcas", afirma.

O ranking apresenta, ainda, os 30 municípios que registraram o maior crescimento variável em número de unidades no primeiro semestre deste ano frente a igual período de 2022. Brasília passou da 12ª posição, no ano passado, para a 4ª colocação, neste ano, apresentando aumento de 9,5% no número de unidades, passando de 4.224 para 4.625 operações.

PRI-FRANQUIAS_DF
PRI-FRANQUIAS_DF (foto: Editoria de Arte)

Perfil diferenciado

Na avaliação do diretor regional da ABF Centro-Oeste, Mauro Hyde, o perfil socioeconômico de Brasília, com alta renda per capita, explica a expansão diferenciada do mercado de franquias em relação às demais cidades brasileiras. "Isso mostra todo o potencial que nós temos não apenas em shopping, mas também nas lojas de rua. Nós temos vários modelos de franquias aflorando, e muitas marcas que ainda estão chegando no Distrito Federal", avalia. "Vejo isso como um potencial de mercado absurdo, uma cidade com uma renda altíssima e um poder econômico muito forte", emenda.

De acordo com o executivo, a capital federal tem se tornado uma cidade mais empreendedora e cada vez menos dependente do serviço público. "Nos últimos 10 anos, Brasília tinha pessoas que viviam exclusivamente para o governo federal, mas agora, a população brasiliense está se direcionando cada vez mais em empreender. Essa nova geração de jovens está querendo ser empreendedora", compara.

Dos municípios analisados no levantamento, quase metade (14 deles) não são capitais. Em 2022, esse número era 12. Não constava, por exemplo, Londrina (PR). Em apenas um ano, a cidade paranaense saltou 25 posições e apresentou a maior variação entre as listadas (15,7%), passando de 971 para 1.124 operações.

A também interiorana Sorocaba (SP) saltou do 27º para o 2º lugar no ranking, com variação positiva de 10,9%, totalizando 1.098 unidades e corroborando com a força do interior de São Paulo no setor de franquias. Considerando todo o interior paulista (não apenas as 30 maiores), o crescimento foi de 24%.

Entretenimento

Uma evolução importante no mercado de franquias ocorreu no segmento de entretenimento e lazer, que registrou alta de 32%. Sócias na Criamigos, loja especializada em ursos de pelúcia personalizados, Natiele Krassmann e Veronicah Sella adotaram uma estratégia envolvendo brincadeiras.

"Nós temos até algumas frases, como 'monetizar a brincadeira'. Levamos para o varejo um formato de entretenimento de vendas. Nosso intuito é uma compra guiada por sentimento, e não apenas pegar um ursinho de pelúcia", diz Natiele.

*A jornalista viajou a convite da ABF

 

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