LINHA DE CRÉDITO

Caixa vai lançar linha de crédito voltado para baixa renda, diz Carlos Vieira

Em entrevista à Exame, o presidente do banco confirmou que a nova linha para o consumo será apresentada em até 20 dias

De acordo com o presidente, a ideia seria de que a análise do cliente para a oferta do financiamento seja feita por meio do behavior score -  (crédito: José Cruz/Agência Brasil)
De acordo com o presidente, a ideia seria de que a análise do cliente para a oferta do financiamento seja feita por meio do behavior score - (crédito: José Cruz/Agência Brasil)
postado em 16/11/2023 18:03

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou nesta quinta-feira (16/11) que o banco vai lançar uma nova linha de crédito para consumo focado para o público de baixa renda. O anúncio foi revelado com exclusividade à revista Exame.

De acordo com o presidente, a ideia seria de que a análise do cliente para a oferta do financiamento seja feita por meio do behavior score, em que seria levado em conta o histórico do cliente no pagamento de contas como água e luz, por exemplo.

"Não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser", revelou Vieira.

Ainda de acordo com o presidente, o novo produto seria apresentado em até 20 dias.

A iniciativa, segundo Vieira, segue a visão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também compartilhada por ele, de que o estímulo ao consumo e a oferta de crédito são fundamentais para o crescimento econômico.

“O presidente Lula tem uma forma de se comunicar com a sociedade que é muito própria. Eu sempre falo que a equação do crescimento macroeconômico se baseia no conceito de consumo mais investimento. Ou você induz o crescimento do PIB via consumo ou via investimento. Ou os dois juntos", afirma. "O que o presidente Lula fala é que é necessário trazer mais gente para o mundo do consumo. A relação entre crédito e PIB no Brasil caiu em um passado recente. Temos um universo para crescer", afirmou o presidente.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->