Inflação

IGP-M acelera alta para 0,59% em novembro, aponta FGV

O indicador mede a inflação do aluguel e é usado para reajustar grande parte de contratos do setor

O índice ainda tem queda de 3,46% no acumulado em 12 meses -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
O índice ainda tem queda de 3,46% no acumulado em 12 meses - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 29/11/2023 10:55 / atualizado em 29/11/2023 11:01

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,59% em novembro. O indicador mede a inflação do aluguel e é usado para reajustar grande parte de contratos do setor. Segundo os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) nesta quarta-feira (29/11), o índice ainda tem queda de 3,46% no acumulado em 12 meses.

O índice é composto por três indicadores. Um deles, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, acelerou a alta de 0,71%. O desempenho foi atribuído ao aumento nos preços de commodities.

“Destacam-se, os significativos aumentos no preço do farelo de soja, ascendendo de 0,51% para 5,41%, e no café em grão, que apresentou uma variação de -1,60% para 6,36%. Salienta-se também a contribuição expressiva do óleo Diesel, com uma elevação de 6,56%”, observou o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, avançou 0,42% em novembro. Segundo Braz, a inflação avançou sob influência de fatores climáticos que impactaram negativamente a oferta de alimentos in natura. Entre os destaques, observa-se a variação expressiva na cebola e na batata-inglesa.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou alta de 0,10%. Os três grupos que compõem o indicador tiveram as seguintes variações na transição de outubro para novembro: materiais e equipamentos, serviços e mão de obra.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->