CB DEBATE

"Criar emprego precisa de investimento interno", afirma Vagner Freitas

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Vagner Freitas, acredita que a reforma tributária ajudou no processo de avanço em investimentos dentro do Brasil

Presidente do Conselho Nacional do SESI acredita que geração de empregos podem ser alavancadas com a reforma tributária -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
Presidente do Conselho Nacional do SESI acredita que geração de empregos podem ser alavancadas com a reforma tributária - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
postado em 19/12/2023 18:44 / atualizado em 19/12/2023 18:56

O investimento é primordial para que o Brasil consiga avançar no patamar de crescimento e credibilidade para mais investimentos no país. Para o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas de Moraes, “o investimento só vem com credibilidade”.

O convidado do CB Debate Desafios 2024: o Brasil no rumo do crescimento sustentado, do Correio Braziliense, realizado nesta terça-feira (19/12), afirma que “ninguém investe em um país que não demonstra o que vai fazer para manter as contas públicas, para não gastar mais do que arrecada e para simplificar a tributação de maneira que os impostos pagos voltem em políticas públicas para os cidadãos”.

Para que o investimento chegue até o Brasil, os empresários precisam ter previsibilidade do que vai ocorrer no país. “O papel do governo é dar previsibilidade para o país, para que a partir daí, a economia possa andar”, completa o presidente.

Geração de empregos

Freitas explica que gerar emprego não é uma questão meramente social, mas sim política e econômica, e significa entender que o crescimento e o investimento no mercado interno do país é importante. “O Brasil tem que ter um mercado consumidor, e ele tem potencial para isso. O país só cresce e gera emprego se tiver investimento na indústria, porque é a indústria que gera emprego de qualidade e que depois vai decantando para todo o sistema”, esclarece.

“Eu acho que os bons ventos da Reforma Tributária podem trazer esse entendimento, que foi um grande entendimento construído no país e eu vejo com bons olhos”. Freitas espera que o país ande bem em 2024 e tenha um ano melhor que 2023, e um dos passos necessários para isso é deixar os desentendimentos eleitorais para trás. “Tem um processo agora de fazer o Brasil dar certo, e para o Brasil dar certo você tem que ter a unidade de todos aqueles que querem que o Brasil dê certo”.

Outra questão importante para Freitas é a queda mais rápida na taxa de juros básica junto a reforma tributária, que podem ajudar a gerar mais empregos. "Eu acho que essa questão que o Procon tenha a possibilidade de entender o momento que o Brasil está vivendo e avançar na baixa de juros Selic seria a questão mais importante para ajudar na criação de empregos. O governo do Brasil modificou-se e tem uma coalizão desenvolvimentista que dá possibilidade para que o Brasil consiga ter a necessária contribuição para que dê certo esse projeto dentro de uma nova fase que o Brasil está vivendo", concluiu o presidente Vagner Freitas de Moraes.

* Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->