O Governo Federal autorizou nesta segunda-feira (10/11) a nomeação de 201 novos servidores para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em meio à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece em Belém (PA), as nomeações para os institutos mostram um compromisso do governo com as agendas ambientais.
A medida foi publicada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na Portaria MGI nº 9.913/2025, sendo assinada pela ministra Esther Dweck. Os documentos fazem parte de um conjunto de autorizações recentes que aumentam o número de funcionários na autarquia. Somando as portarias publicadas desde o início de 2025, foram autorizadas 1011 nomeações; 810 já foram efetivadas.
No mês de agosto deste ano, o MGI já havia autorizado a nomeação de outros 350 servidores para o ICMBio, 120 Analistas Administrativos e 230 Analistas Ambientais, que vão atuar com foco direto em projetos e ações de proteção e recuperação da biodiversidade brasileira. Já em setembro, uma autorização para a nomeação de 460 candidatos aprovados em um concurso público para o Ibama; a semana de ambientação dos novos servidores chegou ao fim na última sexta-feira (7/11).
- Leia também: Margem Equatorial: Ibama explica que aval à Petrobras foi dado após "rigoroso processo"
Com as nomeações, o Governo Federal, além de mostrar o compromisso com o meio ambiente, reforça também as capacidades estatais nas áreas de transição ecológica e sustentabilidade. As nomeações autorizadas nesta segunda-feira vêm também com um certo simbolismo pelo fato de o Brasil estar sediando o evento que mostra o protagonismo do país nas pautas climáticas.
*Estagiário sob supervisão de Terra Thais
