9 curiosidades sobre a França

Correio Braziliense
postado em 07/02/2023 12:07
 (crédito:  )
(crédito: )

Ah, a França, um dos países mais belos do mundo! Ela também é berço de uma rica gastronomia e cultura, o que fascina pessoas de todos os lugares e as motiva a aprender o idioma. Se você, assim como tanta gente, faz ou pensa em fazer aulas de francês, saiba que conhecer fatos sobre o país pode te ajudar e muito na imersão cultural da nova língua.

Assim sendo, preparamos uma lista com algumas curiosidades sobre a França que irão te deixar ainda mais fascinado pelo país e, certamente, irá te motivar a seguir firme nos estudos para, quem sabe um dia, visitar a terra do queijo e do vinho. Vamos à lista?

Curiosidades sobre a França

1- Língua francesa

O francês está entre os idiomas mais falados no mundo: é a língua oficial de 29 países e outros 17 territórios. Além disso, conta com um total de 321 milhões de falantes entre os nativos e os de segunda língua. Desta forma, ela é a quinta língua mais utilizada no mundo!

2- O país das rotatórias

As rotatórias têm uma função vital para organizar o trânsito e fazê-lo fluir - especialmente nas grandes cidades. Essa forma de rua foi inventada pelo arquiteto francês Eugene Henard no início do século XX.

A primeira rotatória foi construída em 1906, no local que hoje é chamado de Place Charles de Gaulle. Historicamente conhecida como La Place de l’Etoile, a rotatória foi feita como ponto de convergência de doze avenidas, incluindo a Champs-Elysées.

Inclusive, a França é o país que mais possui rotatórias em suas cidades. Estima-se que sejam 30 mil, um número muito superior a qualquer outra nação.

3- A França é o país mais visitado por turistas do mundo

Se você deseja visitar a França, saiba que irá se deparar com um número enorme de turistas. Especialmente em Paris, uma das cidades - junto com Londres e Roma - que mais recebem visitantes em busca de rica cultura, arquitetura e gastronomia.

Para se ter uma noção de como o fluxo de pessoas é intenso na capital francesa, em 2019, mais de 20 milhões de turistas visitaram a cidade. A título de comparação, Paris possui pouco mais de dois milhões de habitantes!

4- Hexágono: o maior país da União Europeia

Com uma área total de 551.695 quilômetros quadrados, a França é o maior país entre os integrantes da União Europeia. Quando se considera os países europeus não pertencentes ao bloco econômico, o país fica atrás apenas de Rússia e Ucrânia.

Ficou curioso com o “hexágono” no título desta curiosidade? Trata-se do apelido geográfico que a França recebeu, devido ao seu contorno lembrar a forma geométrica.

5- A França faz fronteira com o Brasil

Talvez você não se lembre direito das aulas de geografia da escola, mas Brasil e França são, sim, países vizinhos! Mas como isso é possível? A resposta é simples: parte do território francês está localizado aqui, na América do Sul.

Ao contrário do que muitos pensam, a Guiana Francesa é um território integrante da França, e não uma colônia ou algo similar. Portanto, a região tem o mesmo status de qualquer outra localidade situada na França Continental.

Inclusive, a moeda vigente na Guiana Francesa é o Euro e, ao adentrar o território, você irá se deparar com placas que indicam que o local é parte da União Europeia. E tem mais! A fronteira com o Brasil é a maior da França com algum país vizinho.

6- Um país contra o desperdício de alimentos

Desde 2016 vigora na França uma lei que proíbe supermercados jogarem fora alimentos que estejam próximos da data de validade. No lugar, a lei estabelece que esses alimentos, em bom estado de conservação, devem ser doados para instituições de caridade ou bancos de alimentos. A ideia da lei é reduzir a fome e prevenir o desperdício de alimentos. Legal, não é mesmo?

Ah, e para os espertinhos que pensam em descumprir a lei, eis aqui outra curiosidade sobre a França: a multa pela infração pode chegar aos pesados € 75 mil.

7- O país do vinho

A França é considerada um dos países do vinho. Em conjunto com nações como Itália, Espanha e Portugal, os vinhos franceses estão entre os mais apreciados ao redor do mundo!

E não é só isso. O francês gosta, e muito, de saborear uma taça de vinho. Todos os anos, mais de 11 milhões de taças são consumidas, o que resulta em 25 milhões de hectolitros (unidade de medida que equivale a 100 litros).

Esse número coloca a França como o segundo país que mais consome vinho no mundo em valores absolutos, listando apenas atrás dos Estados Unidos, que consome cerca de 30 milhões de hectolitros. No entanto, a população francesa é quase 5 vezes menor que a norte-americana, o que nos leva a concluir que, proporcionalmente, cada francês bebe muito mais que um cidadão dos Estados Unidos.

8- O país das artes

Nem só de vinho vive um país, não é mesmo? A França também é mundialmente reconhecida por ser berço de vasta e rica cultura. Isso se traduz no título de detentora do maior museu de arte do mundo todo!

Estamos falando do Museu do Louvre, em Paris. É difícil mensurar a imponência do lugar, mas para se ter uma ideia, se você quisesse passar apenas 30 segundos apreciando cada obra de arte dentro do museu, levaria cerca de 200 dias para conferir todas elas!

9- Turismo em cemitério

São milhares as possibilidades de atrações a serem visitadas na França. Tanto é, que não é raro encontrar pessoas que visitaram o país diversas vezes para tentar conhecer o máximo possível de locais e obras.

Um fato curioso sobre a França neste aspecto é o turismo em cemitérios. O cemitério Père Lachaise, em Paris, é o maior exemplo dessa modalidade. Todos os anos, milhões de pessoas visitam o local ávidos por conhecer os túmulos das mais de 250 personalidades históricas que lá repousam. Entre elas, listam a cantora Édith Piaf, o compositor Frédéric Chopin e o fundador do Espiritismo Allan Kardec.

Este conteúdo não reflete a visão do Correio Braziliense.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE