
Em 2011, a SIS Swiss International School Brasília chegou ao Distrito Federal com uma proposta genuinamente bilíngue por imersão, na qual metade das aulas são ministradas em inglês e a outra metade, em português. A escola pertence ao grupo SIS, que conta com 17 escolas na Suíça, na Alemanha e no Brasil e se prepara para abrir a primeira unidade na Itália em 2024.
No conceito educacional adotado pelo grupo, e que é comum a todas as escolas SIS, os estudantes são encorajados a se envolver ativamente e desenvolver autonomia em seu processo de aprendizado. Em Brasília, a SIS é a única escola autorizada a oferecer os renomados programas internacionais da organização International Baccalaureate (IB) desde a educação infantil.
O campus escolar está localizado ao lado do parque Dona Sarah Kubitschek, na Asa Sul (SGAS 905), e conta com um espaço amplo, com quadra de esportes, ginásio, biblioteca, laboratórios e áreas verdes. O grupo SIS pertence ao Grupo Alemão Klett, um dos maiores conglomerados de educação privada da Europa, com mais de 125 anos. As escolas SIS são referência no mercado mundial de educação.
"A SIS é uma escola internacional, no entanto, valorizamos fortemente a nossa presença no Brasil, Embora sejamos internacionais, não preparamos os alunos apenas para sair do país. Queremos que eles tenham, na verdade, uma ampliação de opções para as suas vidas. Nossa base curricular e todo o nosso desenho institucional estão bem alinhados com as diretrizes brasileiras, a BNCC, e, também com as diretrizes do IB", conta Henrick Oprea, diretor executivo da unidade de Brasília.
Para um desenvolvimento pleno e, também, um aproveitamento integral da proposta pedagógica da rede, a SIS atua com a aprendizagem bilíngue desde a educação infantil até o ensino médio. No início, com a educação infantil, o trabalho de ensino-aprendizagem é realizado em um ambiente que promove curiosidade nas crianças para viabilizar brincadeiras, experiências e descobertas.
No ensino fundamental I, os estudantes descobrem novos horizontes através da linguagem. Encorajando os jovens nesse processo, a instituição combina o currículo brasileiro com o Primary Years Programme (PYP), do IB, que está focado em uma experiência de aprendizagem holística para integrar o desenvolvimento socioemocional, físico e cognitivo. Nessa fase, os alunos ainda têm a oportunidade de aprender alemão e francês como línguas estrangeiras.
No ensino fundamental II, junto com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplica-se também o Middle Years Programme (MYP), cujo intuito é incentivar os alunos a fazerem conexões práticas entre seus estudos e o mundo real. Já o ensino médio, responsável por encerrar a formação dos estudantes, possibilitará que os adolescentes conquistem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio Brasileiro e o International Baccalaureate Diploma (IB Diploma). Este ano, a escola inaugurou sua primeira turma de ensino médio.
"Nossos alunos também vivenciam inúmeras oportunidades de trocas culturais com as outras escolas do grupo. Seja através do esporte, experiências colaborativas ou até a possibilidade de intercâmbio, nossos alunos estão sempre em contato com diversas culturas e formas de ver o mundo", complementa Oprea.
Segundo a instituição, uma das prioridades da rede é munir os alunos com as habilidades necessárias para que compreendam os ambientes natural, cultural e tecnológico que os cercam, no Brasil e no mundo.
Tecnologia em prol do desenvolvimento
A formação do aluno como cidadão global passa por diferentes processos cognitivos e de aprendizagem na SIS. De acordo com Frederico Lara, professor de Tecnologia da Informação (TI) da instituição, um dos aspectos essenciais para a formação desse estudante está relacionado à implementação de tecnologias conscientes no dia a dia escolar.
"O que a gente vive no mundo real reflete no digital. A informação, hoje em dia, é muito fácil. Não basta o aluno ter acesso à informação. O que trazemos aqui é condições de gerar conhecimento a partir da informação, tendo o discernimento sobre o assunto para produzir produtos de qualidade com consciência global e ética. Não temos mais como separar o mundo real do digital. Por isso, estimulamos os alunos para que, por meio dos meios virtuais, eles possam se desenvolver", explica.
Lara informa que, na SIS, a tecnologia faz parte do processo de ensino. "O foco é saber como utilizar a tecnologia para ser um cidadão global e crítico também para que seja possível se desenvolver. Com o nosso currículo de TI, a gente dá suporte tanto para os alunos quanto para os professores para que a tecnologia seja englobada em sala de aula para fazer parte da rotina, gerando conhecimentos diferentes e colaborativos", complementa.
Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti