O ensino médio é etapa essencial na formação dos estudantes, principalmente diante da perspectiva de acesso ao ensino superior. Se num cenário normal a preparação para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é cansativa, no período de quarentena os desafios se multiplicam.
De acordo com o vice-presidente de Educação do pré-vestibular on-line Descomplica, Rafael Cunha, em um primeiro momento, os estudantes pararam de estudar ou tiveram mais dificuldade de focar nos estudos. Com o tempo, no entanto, adaptaram-se, conforme as possibilidades de cada um, e apoiá-los também no sentido emocional neste momento é essencial.
“Nós focamos não só nas matérias, mas também em aulas com psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. Até aulas de atualidades voltadas para um lado mais filosófico e existencial, para que as pessoas possam lidar melhor com esse momento. O conteúdo continua sendo dado, cercado por uma série de elementos para este novo momento”, explica.
Para manter uma rotina escolar saudável e eficiente, o educador sugere que haja organização por parte dos estudantes no alcance de seus objetivos. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter acesso ao conteúdo, por meio de videoaulas ou vídeos gravados. A segunda etapa é assimilá-lo, o que pode ser feito ao ler anotações ou livros didáticos sobre o assunto. A última fase é colocar em prática o conhecimento adquirido, feito por meio de exercícios, apresentações e projetos.
Por parte das escolas, é importante fazer um esforço para que esse novo estilo de transmitir conhecimento tenha bons resultados. Como o momento é de emergência, muitas instituições de ensino e professores com pouca experiência em técnicas de pedagogia digital apenas passam as aulas que fariam presencialmente para o meio on-line. Tentar inovar é importante para manter o foco dos estudantes por meio das telas.
Rafael Cunha incentiva os docentes a fazerem isso com o que têm em mãos. “Existe uma pedagogia que é essencialmente audiovisual, acompanhada de material escrito, que é muito mais efetiva do que transportar a aula expositiva da sala de aula para o computador. Uma não é melhor que a outra, necessariamente. Mas o momento em que estamos agora faz com que a pedagogia digital consiga atingir melhor os alunos”, detalha.