CARTA AO LEITOR

A força da solidariedade

Neste caderno especial de 61 anos da capital, destacamos a atuação de pessoas comuns, brasilienses como eu e você que, mesmo diante da pandemia, não se acomodam nem ficam insensíveis aos problemas enfrentados pelo semelhante

José Carlos Vieira
postado em 20/04/2021 23:03 / atualizado em 21/04/2021 19:24
 (crédito: Lisl Steiner/O Cruzeiro/EM/D.A Press - 9/5/60)
(crédito: Lisl Steiner/O Cruzeiro/EM/D.A Press - 9/5/60)

“Servir”. Essa foi a primeira palavra escrita na capa do Correio Braziliense, em 21 de abril de 1960. Data da inauguração da Capital da Esperança e do primeiro jornal produzido na capital. Desde então, os destinos de Brasília e do Correio são traçados pelas mãos de brasilienses nascidos aqui, ou não, que mantêm vivo o espírito de solidariedade. Essa é a vocação de Brasília e dos Diários Associados. Servir.

Neste caderno especial de 61 anos da capital, destacamos a atuação de pessoas comuns, brasilienses como eu e você que, mesmo diante da pandemia, não se acomodam nem ficam insensíveis aos problemas enfrentados pelo semelhante. Como dona Gracilda Maria, de 77 anos, que acorda bem cedo para fazer o café da manhã que será servido a pacientes da Oncologia do Hospital de Base. Por ser grupo de risco, Dona Cilda prepara tudo e entrega ao Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer (MAC). “É um serviço gratificante”, comemora.

Acesse todas as reportagens no especial Brasília 61 anos

Conheça também a história de professores da Universidade de Brasília (UnB), que se juntaram aos alunos para desenvolver aplicativo que amplia a rede do bem com doações, equipamentos de proteção a profissionais da área de saúde e até consertam respiradores em hospitais públicos.

Muito além do concreto, Brasília é uma grande família, em que pessoas se conectam em redes de empatia e de acolhimento. Foi assim desde a chegada dos primeiros candangos. Como o poeta Paulo Tovar escreveu:

“Quando não havia Torre,
Lago ou Rodoviária
Que o Eixão era somente
uma forma imaginária”

Brasília já era solidária...

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação