Um doce de mãe: confeiteira fala sobre o prazer de cozinhar delícias

postado em 06/05/2015 12:50 / atualizado em 06/05/2015 12:47

Fotos: Zuleika de Souza/CB/D.A Press

Se você acha que é clichê comparar a maternidade aos doces, precisa conhecer a minha mãe. Ela é a personificação da doçura e nem sou eu quem diz isso, são os meus amigos. Ela é aquela pessoa que diz que estou bonito mesmo naqueles dias em que nenhum filtro do Instagram ajuda. É aquela que liga apenas para dizer que está com saudades e jamais esquece um dia do jornalista. Infelizmente, a gente não vai estar no próximo domingo juntos. Mas, se estivéssemos, com certeza levaria um brigadeiro para ela.

Porque, claro, nada melhor do que uma sobremesa para celebrar esse dia. E até as mamães que vivem da confeitaria sabem disso. “Nossos dias das mães são sempre com doces. A sensação de fazê-los para a minha filha não tem preço”, garante Luciana Sampaio. A doceira está há 19 anos no mercado e entre os seus grandes prazeres está ensinar essa arte a outras mulheres. “Meu carro-chefe são os cursos. É o que mais gosto de fazer, porque sinto que isso transforma vidas, trazendo algo novo.”

Entre os seus alunos, claro, muitas mães: “Elas querem fazer a festa dos filhos, casamentos e noivados, para agradar à família e, claro, várias delas aprendem e usam esse conhecimento para ajudar em casa”, explica. A maioria, frisa, nunca quebrou um ovo, mas saem de lá conhecedoras de brigadeiros e cupcakes, os cursos de maior sucesso. “Sempre começam ensinando a parte de higiene e manipulação de alimentos. Depois, da organização na cozinha e, por último, vamos para os conteúdos.” E sua entrada no ramo se deu por esse caminho.

Desde criança fazendo bolos para os vizinhos, ela viu ali uma oportunidade, mesmo que tenha demorado para assumir seu lado confeiteira. “Tive poucas comemorações de aniversário. Talvez por isso, sempre me encantei com as festas. Depois de adulta, tive a oportunidade de complementar a renda com os doces e, quando percebi, havia largado a minha primeira profissão para viver somente disso”, lembra. O seu prazer acabou encantando a filha, Gabriela, 10 anos.

“Sei que a nossa relação fica melhor quando estamos na cozinha, porque sinto que se espelha muito em mim e sente o carinho quando estou fazendo algo especialmente para ela. E sempre fala: ‘Mãe, para mim, tem que ser melhor do que para as outras pessoas.’” Luciana é coruja, garantindo que a filha tem uma habilidade fora do comum para a confeitaria. “Quando estamos na cozinha, ela mexe a panela do brigadeiro, que é sua sobremesa preferida”, conta.

Brigadeiro gourmet tradicional


Ingredientes:
1 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 latas de leite condensado
2 gemas
50g de chocolate belga

Modo de preparo:
Ponha todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até soltar do fundo. Deixe esfriar e enrole os brigadeiros.
Tempo de preparo: até soltar do fundo da panela
Rendimento: depende do tamanho dos brigadeiros

Cupcake de chocolate
Fotos: Zuleika de Souza/CB/D.A Press


Ingredientes para a massa:

4 ovos em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado
240ml de óleo de milho
1/2 xícara de leite em temperatura ambiente
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó Callebaut
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo da massa:
Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes. Misture com batedor de arame a farinha, o cacau e o bicarbonato. Depois que a massa estiver homogênea, preencha metade das formas. Leve para assar a 180ºC.

Ingredientes para o creme trufado

400g de chocolate meio amargo
120g de creme de leite
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de sopa de licor
1 colher de rum ou uísque

Modo de preparo do creme trufado:

Derreta o chocolate no micro-ondas, acrescente o creme de leite e aqueça na mesma temperatura do chocolate. Misture, acrescentando a bebida, e mexa até formar um creme liso. Deixe descansar fora da geladeira por 12 horas. Faça o topo do cupcake com o bico de sua preferência.
Tempo de preparo: com o creme pronto, 30min
Rendimento: depende do tamanho do cupcake

Serviço:
Luciana Sampaio
Telefone: 8629-1098/ 8159-8255

* * *