Libertadores

América contra o vírus

Com R$ 500 milhões em logística e times receosos de jogar no Brasil, torneio continental será retomado hoje. Especialistas citam risco de infecções. Santos e Athletico-PR fazem duelos importantes

Correio Braziliense
postado em 15/09/2020 00:31
 (crédito: Ivan Storti/Santos FC)
(crédito: Ivan Storti/Santos FC)


A Copa Libertadores volta a ser disputada, hoje, após seis meses de paralisação e com uma realidade bastante complexa para clubes, dirigentes e principalmente para a própria Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Para concretizar o retorno do torneio em meio à pandemia do novo coronavírus, a entidade investiu cerca de R$ 500 milhões no custeio de viagens em voos fretados e testes RT-PCR para as equipes. Mas isso não foi suficiente para resolver o temor de alguns times em viajar.

Dois países manifestaram preocupação com o Brasil, nação com o maior número de casos e mortes por covid-19 na América do Sul. Chile e Uruguai questionaram a segurança tanto de virem ao país como até de receberem equipes brasileiras nos estádios e hotéis. Procurada para comentar o assunto, a Conmebol avisou que não se manifestaria.

A entidade elaborou um protocolo médico de cuidados com a proposta de que os times viajem pela América do Sul dentro do que tem sido chamado de “bolhas móveis”. Os elencos se deslocam com o mínimo de contato externo possível. As viagens são em voos fretados e exclusivos para a delegação. A hospedagem será em hotéis com alas isoladas, além da rotina de testes e os jogos em estádios sem torcida. Para especialistas, há risco.

“Nenhuma bolha é impenetrável. Por mais que se aprimore, não é 100% seguro”, disse o infectologista argentino Tomás Orduna, chefe de medicina tropical do Hospital Francisco Muñiz e consultor médico do Boca Juniors. “É perfeitamente normal que alguns países tenham medo de receber times do Brasil. No Uruguai, por exemplo, a pandemia está controlada. Mas ter de receber times de fora significa que pode voltar a ter transmissão comunitária com pessoas infectadas e assintomáticas”, explicou.

A avaliação é que seria necessário os elencos permanecerem em quarentena por alguns dias depois do retorno aos respectivos países. “Isso ajuda o resto da população a ser protegida”, explicou Tânia Chaves, médica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Ainda não é o momento de viajar pela América do Sul”, defendeu o professor de infectologia da faculdade de Medicina de Córdoba, na Argentina, Hugo Pizzi.

Para o médico da Seleção Brasileira feminina de futebol, Nemi Sabeh, o isolamento dos times no retorno não se faz necessário, porque a rotina de testes RT-PCR no Brasileirão garante a segurança. “Os exames de rotina mostrarão se tem alguém infectado”, afirmou.

Marinho
A Libertadores da América começa hoje à noite para Marinho. O destaque santista foi ausência nas duas primeiras rodadas por causa de fratura no pé. Motivado e descansado, é a principal aposta de Cuca para o time deixar encaminhada a vaga às oitavas de final. Diante do Olímpia, às 21h30, na Vila Belmiro, um triunfo significa “colocar a mão na classificação”.

Na matemática dos santistas, 10 pontos são suficientes para obtenção da vaga. Uma vitória diante dos paraguaios levaria o Peixe, líder da chave, com 100% de aproveitamento, à contagem de nove, perto da meta.

Como os dois próximos compromissos do Santos serão fora de casa, a comissão técnica não quer que o time tenha uma pressão desnecessária longe dos próprios domínios. É ganhar na Vila Belmiro e ter a possibilidade de jogar por empate no Equador e no Paraguai.

Com Marinho, a confiança cresce e todos no Peixe acreditam que podem dar esse grande passo hoje à noite. O atacante vem fazendo a diferença.

Marinho está descansado. Não era para o atacante entrar ao longo do clássico diante do São Paulo no fim de semana. Foi utilizado no segundo tempo (entrou com 21 minutos) para “salvar” o time da derrota e selou o empate.

Mesmo assim descansou bem e está inteiro para manter o ótimo desempenho. Depois de fraturar o pé no primeiro jogo do ano, voltou a jogar o fino da bola no segundo semestre. São sete gols no Brasileirão, muitas finalizações e assistências.

O otimismo evidente, porém, muda de patamar quando se fala em favoritismo santista. Marinho prefere pregar o respeito a um rival tricampeão como o Santos. “Tem de ter pés no chão e focar jogo a jogo. Libertadores é uma competição diferente e estamos acostumados. Mas o Olímpia tem uma equipe forte, experiente e que vem em busca de pontos em nossa casa.”

A provável escalação santista terá: João Paulo; Madson (Pará), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonathan; Alison, Diego Pituca e Carlos Sanchez; Arthur Gomes (Raniel), Soteldo e Marinho.

O Santos ganhou dos argentinos do Defensa y Justicia (2 x 1) e dos equatorianos do Delfín (1 x 0), nas rodadas anteriores.

Furacão desafia a altitude

O Athletico-PR tem dois desafios hoje, na volta da disputa de fase de grupos da Libertadores: a altitude de Cochabamba e o fraco desempenho fora de casa na temporada. Diante do Jorge Wilstermann, às 19h15, no Estádio Felix Capriles, a quase 2,6 mil metros acima do nível do mar, a equipe brasileira tentará acabar com os altos e baixos no ano para não se complicar na chave mais equilibrada da competição. Todos os times somam três pontos, após duas rodadas, com o Wilstermann na ponta pelo saldo de gols. Atuar longe de casa não tem sido fácil para o Furacão. São quatro vitórias, em 15 partidas, e três derrotas seguidas. A provável escalação rubro-negra terá: Santos; Jonathan, Felipe Aguilar, Pedro Henrique e Márcio Azevedo; Wellington, Erick e Christian; Geuvânio, Fabinho e Bissoli.

Ivan Storti/Santos FC
Com marcante poder de decisão na temporada, Marinho esbanja confiança na equipe da Vila

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação