LIBERTADORES

Noite de São Pedro

Centroavante é protagonista do triunfo sobre o Barcelona e o vírus que infectou sete atletas do Flamengo. Rubro-negro chega aos nove pontos e decidirá a classificação às oitavas em dois jogos no Maracanã

Correio Braziliense
postado em 23/09/2020 01:26
 (crédito: sadfsd)
(crédito: sadfsd)


Superação é a palavra que define a vitória do Flamengo sobre o Barcelona, em Guayaquil, por 2 x 1. Mesmo com 11 desfalques, sete deles por conta da covid-19, no Equador, o atual campeão da Libertadores jogou bem, se reabilitou da surra histórica por 5 x 0 para o Independiente del Valle, e deixou bem encaminhada a vaga às oitavas de final. No outro jogo de ontem, o Junior Barranquilla goleou o Independiente del Valle por 4 x 1. O Independiente tem 9 pontos ao lado do Flamengo. O Junior Barranquilla tem seis e o Barcelona, nada.

Destaque para a movimentação constante dos meias ofensivos Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta, do atacante Pedro e para a vibração do técnico Domènec Torrent na beira do campo. Recebeu até amarelo por reclamação.

Com o grande resultado e, acima de tudo, a boa apresentação, mesmo sem peças importantes, casos de Diego Alves, Victor Luís e Gabriel Barbosa, a paz está restabelecida no time, que agora ganha um respiro na luta pela primeira colocação do grupo e também na caça ao líder no Brasileirão. No domingo tem visita ao Palmeiras. O clube carioca pediu à CBF adiamento dos sete infectados com covid-19, mas o alviverde é contra.

O Flamengo pisou no gramado do Monumental de Guayaquil com 11 ausências. Além de Isla, Mathelsinho, Victor Luís, Diego Ribas, Vitinho, Bruno Henrique e Michael, diagnosticados com covid-19 no Equador (voltaram ao país nesta terça-feira e não viram o jogo), Diego Alves, Gabriel Barbosa e Pedro Rocha, machucados e Gustavo Henrique, suspenso, também não atuaram.

Mesmo com um time inteiro de desfalques, o Flamengo mostrou em boa parte da partida o futebol que o torcedor se acostumou a ver na vitoriosa temporada passada. Troca de passes, movimentação, ofensividade, alegria em jogar bola. No fim, cansou e levou pressão. Mas soube segurar a vantagem. Foi guerreiro e mereceu o triunfo.

Logo aos 5 minutos, bela arrancada de Gerson, que passou como quis pela marcação e deixou Pedro na cara do gol. O substituto de Gabriel não decepcionou: 1 x 0. Nono gol do centroavante em 24 jogos. Mesmo ficando na reserva na maioria dos jogos, ele não decepciona quando é requisitado.

Diferentemente da apatia apresentada contra o Independiente del Valle, o Flamengo foi bem dinâmico no Equador. Com muita movimentação de ambos os lados, chegou com muita frequência ao gol de Burrai. O goleiro trabalhou em dose dupla aos 17 minutos em chutes fortes de Arrascaeta e Everton Ribeiro.

Nada pôde fazer, contudo, após troca rápida de passes de Pedro, Éverton Ribeiro e Arrascaeta. O uruguaio mostrou tranquilidade ao dominar no peito e estudar as redes.
O Barcelona voltou elétrico para a etapa final. Colmán recebeu lançamento longo, dominou e rolou para Martínez, que descontou para os anfitriões.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

LDU faz 4 x 2 no São Paulo

O São Paulo não depende mais de si para avançar às oitavas de final da Libertadores. Na noite de ontem, o tricolor perdeu por 4 x 2 para a LDU, em Quito, e agora tem mais dois jogos na fase de grupos e precisará torcer por "ajuda" dos rivais. Isso porque, além do resultado negativo no Equador, a vitória do River Plate sobre o Binacional, também ontem, complicou a situação do time do Morumbi.

O Grupo D tem a LDU na liderança, com nove pontos, o River Plate em segundo, com sete, o São Paulo em terceiro, com quatro, e o lanterna Binacional, com três. O São Paulo terá pela frente o River Plate, na Argentina, e o Binacional, no Morumbi. Se perder para o River, em 30 de setembro, o São Paulo estará eliminado. Um empate deixaria o time dependendo de um "milagre", envolvendo resultados e saldo de gols.

A situação do São Paulo começou a ficar complicada na primeira rodada, quando a equipe teve chances de golear, mas levou a virada do Binacional, por 2 x 1. O duelo foi disputado na altitude de Juliaca, 3.800m acima do nível do mar. A cidade não recebeu mais jogos da Libertadores por causa da pandemia, favorecendo River Plate e LDU, que ganharam do time peruano em Lima.

O São Paulo venceu a LDU por 3 x 0, ainda no primeiro semestre, e empatou por 2 x 2 com o River Plate, na retomada da Libertadores. Ontem, a equipe brasileira foi presa fácil para a LDU. Derrota por 4 x 2, sem ao esboçar reação.

Gre-Nal 427 em cartaz na casa colorada

 (crédito: Lucas Uebel)
crédito: Lucas Uebel

Repletos de desfalques e rodeados de mistérios, Internacional e Grêmio fazem importante clássico, às 21h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre, que pode garantir vaga antecipada às oitavas da Libertadores aos mandantes. Ao time de Renato Gaúcho, que não sabe o que é derrota para Eduardo Coudet no ano, significa a busca por redenção na competição.

O 427° clássico entre os rivais gaúchos na história será o quinto na temporada. Até então, soberania total do Grêmio. Foram três vitórias no Campeonato Gaúcho, uma por 2 x 0 e duas por 1 x 0, além de um 0 x 0 na Libertadores.

Fazer seu ataque furar, enfim, a defesa rival e desencantar no ano, é a missão de Eduardo Coudet para colocar a mão na vaga. Se o Inter ganhar e houver um vencedor entre América de Cali e Universidad Católica, pelo mesmo Grupo E, a classificação antecipada às oitavas estará garantida.

Com muitos problemas para escalar os times, contudo, os técnicos escondem o jogo e fazem de tudo para evitar dar pistas sobre quem serão os escalados.

O Inter tem dúvidas em todos os setores. A grande dor de cabeça é com o artilheiro Thiago Galhardo, recuperando-se de uma torção no tornozelo direito. Destaque desde a lesão de Guerrero, passa pelos pés do goleador a esperança da vitória. Caso seja confirmado, Galhardo forma dupla com Abel Hernandez, repetindo a parceria dos 4 x 3 sobre o América de Cali.

Os problemas de Coudet, entretanto, vão além. No meio, Johnny e Patrick deixaram o jogo com o Fortaleza com lesões musculares e dificilmente atuam. O volante Edenilson e o lateral-esquerdo Moisés estão suspensos por causa de brigas no clássico do primeiro turno entre as equipes na Libertadores.

No Grêmio, Renato Gaúcho chegou a proibir boletins médicos dos lesionados durante a semana. O grande mistério é na defesa. David Braz e Paulo Miranda são os suspensos pela briga do primeiro turno. Para piorar, Pedro Geromel e Kannennan tratam de lesões. O argentino deve atuar, enquanto o companheiro será dúvida até a divulgação das escalações. Vale lembrar que, atuando juntos, jamais perderam do Internacional.

Após surpreendente derrota para a lanterna Universidad Católica na rodada passada, o Grêmio precisa manter o bom desempenho diante do Inter em busca da redenção na competição. Com quatro pontos, ganhar significa igualar a pontuação do rival na liderança do Grupo E.

A boa notícia para Renato Gaúcho é a recuperação do jovem atacante Pepê, que, após alguns jogos ausente, deve formar o trio ofensivo com Alisson e Diego Souza.


Palmeiras cobiça classificação e a melhor campanha geral

Com 100% de aproveitamento até agora na Libertadores, o Palmeiras joga hoje contra o Guaraní, às 21h30, no Paraguai, movido por um objetivo bastante importante para seu futuro na competição. A última partida fora de casa nesta fase de grupos é fundamental para o plano da equipe de conseguir pelo terceiro ano seguido o posto de melhor campanha geral nesta etapa. Uma vitória, aliás, garantirá o time nas oitavas de final antecipadamente.

Terminar a fase de grupos com o primeiro lugar geral garante a vantagem de decidir as oitavas, as quartas e a semifinal como mandante. E o Palmeiras tem no estádio Defensores Del Chaco o último grande obstáculo para se confirmar no posto, pois nas duas rodadas seguintes a equipe alviverde atuará em casa contra os dois times mais fracos do grupo: Bolívar e Tigre.

Hoje, o time contará com o retorno de um importante jogador no Paraguai para amenizar a frustração do empate sofrido nos acréscimos contra o Grêmio, no domingo. O meia Lucas Lima se recuperou de trauma no calcanhar do pé esquerdo e treinou normalmente nos últimos dias. A delegação viajou diretamente de Porto Alegre para o Paraguai para ganhar tempo.

Outro provável retorno é o do meia Zé Rafael. O jogador não enfrentou o Grêmio no domingo para cumprir suspensão no Brasileiro pelo cartão vermelho recebido diante do Sport, na rodada anterior. Ainda desgastado, Patrick de Paula é desfalque.

Furacão pega tradicional Colo-Colo
O Athletico-PR recebe o Colo-Colo, às 19h15, na Arena da Baixada, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O confronto coloca os melhores colocados do Grupo C cara a cara. Ambos somam seis pontos, mas os brasileiros estão na liderança por conta do saldo de gols (1 contra 0). O experiente zagueiro Thiago Heleno deve ser reforço atleticano. Na semana passada, na Bolívia, ele não entrou em campo por conta de predisposição genética sanguínea, a qual o impede de ter um bom desempenho esportivo na altitude. Após terem entorse no tornozelo, o meia-atacante Nikão e o volante Léo Cittadini devem voltar e ser opções. A expectativa é saber se o volante Lucho González jogará mais avançado no meio de campo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação