ELIMINATÓRIAS

Brasil encara primeiros rivais

Elenco incompleto e suspense com os resultados dos exames da covid-19 se antecipam à estreia de sexta-feira contra a Bolívia

Correio Braziliense
postado em 06/10/2020 00:10
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

O início da preparação da Seleção Brasileira para os primeiros jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022 começou com poucos jogadores em campo, na Granja Comary, e alguma preocupação envolvendo o atacante Richarlison, mas a expectativa é de que ele possa ser aproveitado por Tite.

Ontem, o técnico trabalhou com oito convocados, em Teresópolis: Neymar, Marquinhos, Rodrigo Caio, Éverton Ribeiro e Gabriel Menino e os goleiros Ederson, Weverton e Santos. Dois jogadores do sub-20 do Vasco, o lateral-esquerdo Riquelme e o atacante Lucas Figueiredo foram chamados para completar atividade.

Tite comemorou a volta aos treinos da Seleção. “É uma sensação que te traz alegria. Esse é o aspecto importante, estar com os atletas, projetar situações que vão acontecer no jogo, mesmo estando com poucos atletas, alguns recuperando e dando essa dosagem de carga. Conduzindo trabalho tático e essa projeção para o jogo, para a nossa preparação. Tem todo lado humano, todo lado de expectativa muito grande. A grandeza de representar a Seleção Brasileira, isso traz o aspecto emocional, algo considerável. Trazendo bom ambiente de trabalho e confiança, estamos mais próximos de desempenho e resultado”.

Como Thiago Silva, Felipe, Renan Lodi e Everton Cebolinha atuaram no domingo pelos seus clubes, apenas correram em volta do campo. Richarlison, por sua vez, realizou fisioterapia no tornozelo esquerdo por causa de pancada sofrida no sábado, quando estava em campo pelo Everton.

De acordo com o médico Rodrigo Lasmar, Richarlison não deve ser desfalque para Tite. “Nossa expectativa é positiva, achamos que ele tem condição de se recuperar. Vamos acompanhando dia a dia para que ele tenha condições de voltar a treinar”.

Pandemia

Jogadores, comissão técnica e demais funcionários da Seleção começaram a passar, ontem, por testes de coronavírus. O médico Rodrigo Lasmar explicou como serão feitos os exames. “Iniciamos a bateria em todos os atletas e a comissão que chegaram para que tenhamos segurança no início do nosso trabalho. Teremos outras sequências de testes: amanhã (hoje) os atletas que chegarão pela manhã e na quarta já visando ao jogo de sexta (contra a Bolívia)”, afirmou o médico.

A CBF tem adotado medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus nos jogadores, comissão técnica e funcionários. Como virou praxe no retorno do futebol ao redor do mundo, todos precisam usar máscaras, passar álcool em gel e manter distanciamento. Os treinos na Granja Comary não contarão com a imprensa.

“É um momento novo e diferente, todos precisam estar conscientes. Nosso objetivo é criar um ambiente seguro para que todos os funcionários tenham condição de trabalho com segurança. Todas as medidas protetivas são tomadas, como orientação, uso de álcool em gel e máscaras, distanciamento, além das adaptações que já foram feitas no refeitório, durante o transporte... Temos todo o cuidado para que o retorno seja seguro”, afirmou Lasmar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Alex Telles é dos Diabos

Convocado por Tite para os dois jogos pelas Eliminatórias, o lateral-esquerdo Alex Telles foi anunciado, ontem, como reforço do Manchester United. Os Diabos Vermelhos anunciaram a contratação, ontem, no último dia da janela de transferências. O ex-jogador do Porto e do Grêmio defenderá o time inglês até 2024 e trabalhará com o centroavante uruguaio Cavani, que também teve o nome confirmado, ontem, pelo clube.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação