A 14ª rodada do Brasileirão é a primeira atingida em cheio pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Oito clubes da Série A cederam 17 jogadores para o início da maratona rumo à Copa do Qatar-2022. Sete das 10 seleções desfalcam os times. As exceções são Argentina, Bolívia e Peru. Isso porque o boliviano Henry Vaca (Atlético-GO) e o peruano Paolo Guerrero (Internacional) estão fora das duas rodadas iniciais do torneio continental.
O Flamengo está entre os dois times mais castigados pelas convocações. Quarto colocado com 21 pontos, o rubro-negro enfrentará o Sport, hoje, às 19h15, no Maracanã, com quatro baixas. O meia Éverton Ribeiro e o zagueiro Rodrigo Caio treinam com a Seleção Brasileira, em Teresópolis. O Brasil estreia nas Eliminatórias contra a Bolívia, nesta sexta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, a casa do Corinthians. As ausências pesam, principalmente, porque a agenda rubro-negra prevê, a partir de hoje, cinco partidas em 12 dias.
Outro destaque na criação do clube da Gávea, o meia De Arrascaeta apresentou-se ao Uruguai. O lateral Isla está com o Chile. As ausências serão sentidas até a 16ª rodada. A segunda partida do Brasil pelas Eliminatórias é contra o Peru, em 13 de outubro, no Estádio Nacional, em Lima.
Uma posição acima do Flamengo na tabela, com 22 pontos, o Palmeiras também terá o desfalque de quatro jogadores. O meia Gabriel Menino e o goleiro Wéverton (Brasil), e os zagueiros Matías Viña (Uruguai) e Gustavo Gómez (Paraguai) não estarão à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo contra o Botafogo, às 21h30, no estádio Nilton Santos. Do outro lado, Glorioso, que está há nove jogos sem vencer e briga para sair da penúltima posição, não contará com Gatito Fernández, goleiro titular da seleção paraguaia.
Líder do Brasileiro, com 27 pontos, o Atlético-MG terá baixa do trio estrangeiro formado pelo meia Alan Franco (Equador), o atacante Jefferson Savarino (Venezuela) e o zagueiro Junior Alonso (Paraguai) na tentativa de manter os cinco pontos de vantagem na liderança isolada. O primeiro desafio do argentino Jorge Sampaoli sem os três jogadores é hoje, diante do Fortaleza, às 21h30, na Arena Castelão.
Outro comandante com dor de cabeça para definir o time é o técnico interino do Corinthians, Dyego Coelho. O colombiano Victor Cantillo e o venezuelano Otero estão com as respectivas seleções e, por isso, não vão encarar o Santos, às 19h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Do outro lado, o time comandado por Cuca administra a baixa de Soteldo. O atacante se junta a Otero na seleção da Venezuela.
O confronto entre São Paulo e Atlético-GO, às 20h30, no Morumbi, é outro que não teve atletas relacionados por Tite para as Eliminatórias. Ainda assim, a equipe paulista será desfalcada por jogadores que atuam em países vizinhos, caso do zagueiro equatoriano Robert Arboleta. Por sinal, além de Flamengo e Palmeiras, apenas o Athletico-PR cedeu jogador à Seleção Brasileira. O goleiro Santos não entrará com o Furacão para a partida contra o Ceará, amanhã, às 19h, na Arena da Baixada.
Quem o seu time perdeu
Números dos convocados na Série A
» Flamengo (4)
Éverton Ribeiro (Brasil)
Jogos: 11 / Gols: 3
Rodrigo Caio (Brasil)
Jogos: 9 / Gol: 0
Arrascaeta (Uruguai)
Jogos: 10 / Gols: 3
Isla (Chile)
Jogos: 6 / Gol: 0
» Palmeiras (4)
Matias Viña (Uruguai)
Jogos: 9 / Gol: 0
Gabriel Menino (Brasil)
Jogos: 11 / Gol: 0
Wéverton (Brasil)
Jogos: 11 / Gols sofridos: 10
Gustavo Gómez (Paraguai)
Jogos: 10 / Gol: 1
» Atlético-MG (3)
Alan Franco (Equador)
Jogos: 12 / Gols: 3
Savarino (Venezuela)
Jogos: 12 / Gols: 3
Junior Alonso (Paraguai)
Jogos: 12 / Gol: 0
» Corinthians (2)
Cantillo (Colômbia)
Jogos: 12 / Gol: 0
Otero (Venezuela)
Jogos: 9 / Gol: 1
» Santos (1)
Soteldo (Venezuela)
Jogos: 10 / Gol: 1
» São Paulo (1)
Arboleda (Equador)
Jogos: 4 / Gol: 0
» Botafogo (1)
Gatito Fernández (Paraguai)
Jogos: 8 / Gols sofridos: 7
» Athletico-PR (1)
Santos (Brasil)
Jogos: 11 / Gols sofridos: 13
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.