Um Real Madrid em busca de uma vitória revigorante visita, hoje, às 11h (de Brasília) um Barcelona que deseja confirmar seu caminho ascendente, no primeiro confronto entre os dois gigantes nesta temporada e pela primeira vez sem a presença de público no Camp Nou devido à pandemia. O jogo terá transmissão da ESPN Brasil.
A equipe da capital, que perdeu a liderança do Campeonato Espanhol no último fim de semana após a derrota por 1 x 0 em casa para o Cádiz, chega cheia de dúvidas para este clássico. A derrota de quinta-feira, novamente em seu estádio, para o Shakhtar Donetsk por 3 x 2 pela Liga dos Campeões, só serviu para aprofundá-las às vésperas do encontro com o grande rival.
“Amanhã (hoje) é uma etapa importante para mudar a nossa imagem”, disse o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, ontem, insistindo que “o bom do futebol é que se pode mudar a situação”. Uma terceira derrota consecutiva e diante do Barça geraria crise e, eventualmente, ameaçaria a posição de Zidane. “O que muda? Nada muda. No ano passado foi igual, na minha primeira fase. O que tenho que fazer é fazer o meu trabalho”, ponderou.
Depois de terminar a última temporada vencendo 10 das 11 partidas após o confinamento e de conquistar o título espanhol, os merengues começaram esta edição da competição de forma diferente. A solidez defensiva que se destacou no fim da edição passada do torneio nacional ruiu e seu desempenho ofensivo também diminuiu junto à queda de rendimento de Karim Benzema, que tem apenas um gol em cinco jogos. A boa notícia é que o capitão Sergio Ramos, ausente no jogo contra o Shakhtar, está recuperado de uma lesão no joelho e poderá jogar.
No Barcelona, onde as águas ainda estão em turbulência em nível institucional, teve três vitórias retumbantes e um empate em cinco jogos, mas o treinador Ronald Koeman não aposta no mau momento do Real Madrid. “Não espero um Real Madrid vulnerável, espero o contrário”, disse ontem, lembrando que “é um grande time, com jogadores experientes, que sabem suportar essa pressão e se conhecem, melhor do que ninguém, que têm de vencer o jogo depois duas derrotas”, declarou.
Maior goleador do clássico com 26 gols em 42 jogos contra o Real Madrid, nesta temporada só balançou as redes duas vezes em cinco jogos oficiais, ambas em cobrança de pênalti. A dúvida no ataque do Barcelona é se Koeman vai optar por Antoine Griezmann, ou se vai apostar novamente no português Francisco Trincão. O treinador holandês também está confiante em poder contar com Jordi Alba, recuperado de uma lesão muscular.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.