Líderes do Campeonato Brasileiro, Internacional e Flamengo fazem o principal duelo da 18ª rodada, hoje, às 18h15, no Beira Rio, em Porto Alegre. Os protagonistas do confronto pela ponta da tabela são os donos da prancheta. Ambos comandam os respectivos elencos com sotaque espanhol.
O catalão Domènec Torrent, à frente do rubro-negro, e o argentino Eduardo Coudet, no time colorado, evidenciam a onda de técnicos estrangeiros que invadiu o Brasil e a América do Sul. A quantidade de gringos na Série A supera a de Portugal, por exemplo, e se iguala a três ligas nacionais da Europa: Holanda, França e Itália.
O Brasileirão só não igualou os cinco comandantes estrangeiros de La Liga, na Espanha, porque o Palmeiras não fechou negociação com Miguel Ángel Ramírez. O espanhol de 36 anos recusou a oferta do clube brasileiro para substituir Vanderlei Luxemburgo. Preferiu deixar o Independiente del Valle, time no qual iniciou a carreira profissional, após o fim da temporada. A lista de gringos no comando de equipes brasileiras conta, ainda, com o argentino Jorge Sampaoli (Atlético-MG) e o português Ricado Sá Pinto (Vasco).
Nesse intercâmbio, o idioma não tem sido empecilho. Dos técnicos vindos de fora para trabalhar no Brasileirão, um fala português — ainda que com uma pronúncia ibérica, que chega a ser saudosa aos flamenguistas após a passagem vitoriosa de Jorge Jesus pelo clube em 2019. Os outros três se viram bem entre os brasileiros com o espanhol. Dois deles falam com um chiado próprio da Argentina.
Por sinal, os hermanos também são maioria entre os cinco treinadores estrangeiros da liga espanhola. Diego Simeone (Atlético de Madrid) e Jorge Almirón (Elche) constam na lista. Além deles, o francês Zinedine Zidane (Real Madrid), o chileno Manuel Pellegrini (Betis) e o holandês Ronald Koeman (Barcelona) trabalham em La Liga.
Na Alemanha, seis estrangeiros ocupam posto na Bundesliga. Ainda assim, a invasão não chega perto da Premier League. Apenas Metade dos 20 clubes da elite da Terra da Rainha é comandada por ingleses.
Com quatro técnicos estrangeiros, o Brasileirão soma o mesmo número das ligas da Holanda, França e Itália. A preferência por estrangeiros no Brasil ganha ainda mais destaque pelo desempenho deles no país. Atual campeão nacional, o Flamengo deslanchou com a forma de jogar considerada ousada do português Jorge Jesus. Depois da saída do Mister, a diretoria do clube carioca tratou de voar rumo à Europa atrás de um substituto à altura. Apesar do início turbulento, Domènec Torrent fez as pazes com a vitória e a torcida. Na prática, os técnicos de outras nacionalidades despontam entre os top 5 da competição, que vai chegando ao fim do primeiro turno.
Questionado devido ao jejum de vitórias nos clássicos contra o Grêmio, o argentino Eduardo Coudet mantém o Internacional no pelotão de elite formado por ele, Domènec Torrent e Jorge Sampaoli na corrida pelo título. Eliminado precocemente no Gaúcho, o treinador segue vivo em outros três torneios: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Mesmo sem o elenco variado dos concorrentes, ameaça a série invicta de 10 jogos do Flamengo, atual campeão do Brasileirão e da Libertadores no jogo mais aguardado desta rodada.
Duelo pela liderança
Hoje, às 18h15, dois dos técnicos estrangeiros terão um embate direto pela liderança do Brasileirão. O Internacional, de Coudet, receberá o Flamengo, de Torrent, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Colorado segue sem o meia Boschilia, em tratamento de uma lesão muscular. Por outro lado, terá a volta do volante Patrick. No rubro-negro, os meias Arrascaeta, Diego Ribas e o goleiro Diego Alves serão desfalques. Recuperado, o zagueiro Gustavo Henrique volta a ser opção.
Ficha técnica (campinho)
18h15
Beira-Rio (Porto Alegre)
Brasileirão – 18ª rodada
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Transmissão: pay-per-view
Internacional
Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Zé Gabriel e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick e Marcos Guilherme; Thiago Galhardo e Abel Hernández
Técnico: Eduardo Coudet
Flamengo
Hugo Souza; Isla, Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Vitinho, Pedro e Arrascaeta
Técnico: Domènec Torrent
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.