Maradona

Ex-jogador submetido a cirurgia na cabeça

Correio Braziliense
postado em 04/11/2020 01:02
 (crédito: Alejandro Pagni/AFP)
(crédito: Alejandro Pagni/AFP)

Diego Maradona foi operado, ontem, para drenar uma pequena hemorragia na região do cérebro, informou o diário argentino Clárin. O procedimento, coordenado pelo médico Leopoldo Luque, foi considerado bem-sucedido e tratou um hematoma subdural, que é um ligeiro acúmulo de sangue na meninge.

O campeão da Copa do México, em 1986, foi internado na segunda-feira para uma série de exames médicos. Após o ex-jogador reclamar de um desconforto na cabeça, foi realizada uma tomografia computadorizada que detectou o hematoma, possivelmente resultado de um ferimento, segundo a imprensa local.

Maradona, que completou 60 anos na sexta-feira passada, foi transferido em uma ambulância da clínica na cidade de La Plata, 60km ao sul, até a Clínica Olivos, ao norte de Buenos Aires, onde foi realizada a cirurgia.

Ao reafirmar que se trata de uma “cirurgia de rotina”, Luque lembrou que o mesmo procedimento foi realizado na atual vice-presidente Cristina Kirchner, quando ela ocupava a presidência. “A maioria dos pacientes que têm esses hematomas são geralmente idosos e em risco. Isso não muda em nada a perspectiva. Diego continua o mesmo com o mesmo quadro clínico que tinha antes”, destacou.

O médico acrescentou que a causa do trauma é desconhecida. “Muitas vezes os pacientes não se lembram” do que aconteceu. “Os hematomas são imperceptíveis”, afirmou Luque.

Confinado desde março por conta da pandemia do coronavírus, como todos os argentinos em risco, o treinador do Gimnasia La Plata apareceu na última sexta-feira em público, muito frágil fisicamente, com dificuldades para andar e falar no dia do aniversário de 60 anos, que coincidiu com o retorno do futebol da primeira divisão na Argentina.

Maradona foi ao estádio do Gimnasia La Plata, onde foi homenageado pelo aniversário, mas teve de sair do local com menos de 30 minutos de jogo, no qual a equipe venceu o Patronato por 3 x 0. Dias antes, o ex-jogador havia cumprido período de quarentena, pois um segurança particular foi diagnosticado com covid-19. Os médicos, no entanto, negaram que o ídolo argentino tivesse sido infectado.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação