SUL-AMERICANA

Um Morumbi de frustração

Em jogo de interessantes variações táticas, São Paulo vence, por 4 x 3, mas gol do Lanús nos acréscimos elimina o tricolor

Correio Braziliense
postado em 05/11/2020 01:09
 (crédito: Fernando Bezerra/AFP)
(crédito: Fernando Bezerra/AFP)

O São Paulo, mais uma vez, complicou-se e caiu em uma partida de mata-mata no Morumbi. Com muitas falhas defensivas, o time teve a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana nas mãos. Em campo, chegou a jogar sem zagueiros para buscar o resultado e venceu o Lanús por 4 x 3, mas foi eliminado no critério do gol qualificado — a salvação do time argentino surgiu aos 47 minutos do segundo tempo.

O clube do Morumbi segue a recente sina de ser eliminado em casa em competições sul-americanas por equipes mais modestas do país vizinho. Foi assim em 2017, contra o Defensa Y Justicia. Em 2018, quando enfrentou o Colón. Em 2019, na Libertadores, quando caiu para o Talleres, de Córdoba. Soma-se, agora, o revés diante do Lanús.

Sem títulos desde 2012, o São Paulo não precisava de muita coisa para avançar na competição. Com a derrota por 3 x 2 na primeira partida, o time poderia se classificar com vitórias simples, desde que por 1 x 0 ou 2 x 1 — ou seja, a regra básica era não levar mais do que um gol.

Estranho
Só que, de forma absolutamente estranha, o São Paulo fez um péssimo primeiro tempo no Morumbi — ainda mais se contar como referência a grande vitória da equipe no último final de semana por 4 x 1 contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileirão.

O São Paulo tocava a bola despretensiosamente, sem pressa, e foi castigado pela indolência. Aos 16, Tchê Tchê errou recuo de bola e De La Vega recebeu na intermediária. Livre, ele andou e arriscou chute de muito longe, com efeito. Volpi, que no domingo defendeu dois pênaltis contra o Flamengo, não alcançou a bola e o Lanús abriu o placar.

O gol fez o São Paulo mudar de atitude e mesmo com dificuldade, o time passou a ocupar mais o ataque. Em um escanteio cobrado por Reinaldo, a bola desviou na zaga e ficou limpa para Daniel Alves testar firme e empatar a partida.

O que era ruim ficou ainda pior aos 43 da primeira etapa. Di Placido chegou pela direita e cruzou para a área. Aguirre, livre de marcação, bateu firme e marcou o segundo gol do Lanús.

No intervalo, Fernando Diniz sacou o zagueiro Diego, colocou Pablo no jogo e o São Paulo amassou o Lanús nos primeiros 20 minutos da segunda etapa. Aos 16, Daniel Alves carregou pelo meio e deu excelente passe em velocidade dentro da área para Pablo finalizar com perfeição: 2 x 2.

Diniz tirou outro zagueiro, Bruno Alves, colocou Vitor Bueno e o Lanús foi sufocado até sucumbir. Aos 41, Gabriel Sara cruzou e Di Placido cabeceou contra o próprio gol – o resultado de 3 x 2 levaria a decisão para os pênaltis.

Mas o São Paulo chegou ao quarto gol. Daniel Alves cruzou na área e Gabriel Sara, sozinho, cabeceou para as redes. Fernando Diniz mexeu no time mais uma vez e colocou dois jogadores defensivos, mas em uma falha de marcação, talvez provocada pela falta de zagueiros em campo, o São Paulo levou o terceiro gol. Aos 47, Orisini recebeu cruzamento na área e tocou para o gol de Tiago Volpi, em mais uma eliminação são-paulina.

Vasco avança

O Vasco está classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana após segurar o empate sem gols diante do Caracas, ontem, no Estádio Olímpico. O time carioca avançou, pois havia vencido em São Januário, por 1 x 0. A equipe de Ricardo Sá Pinto sabe quem encontrará na próxima fase. O desafio será contra o Defensa y Justicia, que eliminou o Sportivo Luqueño, com uma vitória no Paraguai, por 2 x 1, e um empate, na Argentina, por 1 x 1. Apesar de entrar em campo com vantagem por ter vencido em São Januário, o Vasco não quis "sentar" no regulamento e partiu para cima do Caracas. O time carioca chegou a abrir o placar aos 11 minutos, mas a arbitragem assinalou impedimento de Tiago Reis, após cruzamento de Carlinhos. Com grandes dificuldades técnicas, o Caracas ficou preso na marcação do Vasco e pouco conseguiu fazer para ameaçar o gol do rival.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação