A Seleção Brasileira terá finalmente, hoje, às 20h, em Montevidéu, um teste difícil pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022. A equipe do técnico Tite venceu nas três rodadas anteriores os três últimos colocados da classificação e agora terá de jogar contra o Uruguai fora de casa com vários desfalques causados por lesões e duas baixas provocadas pelo coronavírus — Casemiro e Gabriel Menino.
Mesmo líder da competição e único time com 100% de aproveitamento, o Brasil não conseguiu empolgar o torcedor. A dificuldade em vencer a Venezuela, no Morumbi, e a fragilidade do rival da estreia, a Bolívia, ajudam a explicar esse cenário. A equipe também bateu o Peru, em Lima, por 4 x 2, numa partida equilibrada e com decisões da arbitragem bastante criticadas pelos adversários.
“Talvez, algumas dessas equipes que vencemos não briguem para classificar, mas podem atrapalhar outros times. Vamos enfrentar o Uruguai, é uma equipe que vem forte”, disse o técnico Tite. O Uruguai foi o país sul-americano de melhor campanha na última Copa, com a quinta posição, uma acima do Brasil.
Na última rodada os uruguaios fizeram 3 x 0 na Colômbia, em Barranquilla. Enquanto o Brasil não tem as duas principais estrelas, Neymar e Philippe Coutinho, mas contará com os artilheiros Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison na linha de frente, a principal dupla do Uruguai também não estará completa em campo. Suárez testou positivo para
covid-19 e está fora. Cavani jogará.
Entre a convocação de Tite e o jogo contra o Uruguai, o elenco brasileiro teve oito cortes. Foram seis atletas lesionados e mais dois casos de covid-19. Por isso, a equipe terá de se desdobrar para, mesmo sem ter a formação ideal, ser competitivo diante de adversário forte.
A Seleção Brasileira tem só uma dúvida para a partida. O volante Allan sentiu dores musculares e pode ser poupado. Um exame horas antes do jogo vai definir a escalação. Arthur será o substituto, se for necessário. No restante, a formação será a mesma utilizada na vitória por 1 x 0 sobre a Venezuela.
A atuação pouco inspirada não fez Tite pensar em mudanças no time. Ao contrário. “Enfrentar a Venezuela é uma proposta dentro de casa, agora diante do Uruguai será diferente. Vamos ser mais testados defensivamente. Por outro lado, vamos ter mais espaço”, comparou o treinador.
Auxiliar de Tite há quase 20 anos, Cléber Xavier foi quem mais analisou os últimos jogos do Uruguai. A principal preocupação nos treinos da Seleção foi armar a defesa para se precaver contra a intensa movimentação do setor ofensivo uruguaio. As dificuldades de enfrentar um rival tradicional, em Montevidéu, não impediram o Brasil de conseguir duas goleadas nos últimos confrontos fora de casa pelas Eliminatórias. Em 2009, a equipe de Dunga
fez 4 x 0. Em 2017, já com Tite, a Seleção ganhou por 4 x 1, com três gols de Paulinho na ocasião.
Transmissão
A partida terá transmissão apenas no canal de streaming EI Plus, na internet. A Turner fechou na última sexta-feira com a Mediapro, dona dos direitos televisivos, o acordo para exibir a partida.
O mesmo esquema de exibição pela plataforma foi utilizada no o confronto entre Brasil e Peru, em Lima, mas essa partida teve a transmissão realizada em canal aberto pela TV Brasil, acordo anunciado horas antes do jogo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Covid-19 tira Luis Suárez
O atacante Luis Suárez está fora do jogo do Uruguai contra o Brasil, hoje, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em comunicado divulgado na tarde desta segunda, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) revelou que o jogador do Atlético de Madrid testou positivo para o novo coronavírus e deixou a concentração da equipe, em Montevidéu, para evitar o risco de contágio.
Além de Suárez, a AUF confirmou que a delegação teve outros casos. O goleiro reserva Rodrigo Muñoz e o assessor de imprensa Matias Faral também testaram positivo. No domingo, quem teve detectada a covid-19 foi o lateral-esquerdo Matías Viña, que é do Palmeiras. Todos os contaminados estão com sintomas leves e têm recebido os cuidados do departamento médico. A seleção uruguaia destaca que, apesar desses resultados positivos, todos os outros membros da deleção passaram por exames e não estão com a doença.
Argentina bipolar
Qual será a Argentina que entrará em campo, hoje, contra o Peru? O time “sem cara” que ficou no empate por 1 x 1 com o Paraguai na quinta-feira passada ou o que conquistou uma sólida vitória contra a Bolívia na segundo encontro? O técnico Lionel Scaloni terá um bom teste para definir a personalidade da Argentina, que ainda depende muito do humor de Lionel Messi. Scaloni conta com jogadores jovens que juntos podem acabar com dependência de Messi. Leandro Paredes (PSG), Giovani Lo Celso (Tottenham Hotspur) ou Lucas Ocampos (Sevilla) conseguem atuar ao lado do craque do Barcelona e tirar dele a necessidade de resolver tudo.