LIGA DOS CAMPEÕES

Quatro vagas antecipadas em jogo

Correio Braziliense
postado em 24/11/2020 00:58
 (crédito: Carlos Costa/AFP)
(crédito: Carlos Costa/AFP)


A Liga dos Campeões poderá ter, hoje, os primeiros times classificados para as oitavas de final. Chelsea, Sevilla, Juventus e Barcelona entram em campo pela quarta rodada da competição podendo conquistar antecipadamente suas vagas na fase de mata-mata se vencerem seus duelos.
Diante de dois estreantes neste torneio, os favoritos da chave, Chelsea e Sevilla, podem ser os primeiros classificados. Os comandados de Frank Lampard, que somam cinco vitórias consecutivas no Grupo E contando todas as competições, enfrentam o Rennes, em uma espiral de resultados ruins, com três derrotas consecutivas, incluindo o 3 x 0 sofrido em Londres.
Os sevilhanos, atuais campeões da Liga Europa, terão a primeira chance de voltar a competir entre os melhores times do continente. Uma vitória em Krasnodar dará à equipe de Julen Lopetegui a classificação para a segunda fase e até um empate poderá ser suficiente.
Líder do Grupo F com 6 pontos, o Borussia Dortmund recebe o Brugge (4 pontos), uma grande oportunidade para os alemães darem um passo quase definitivo para as oitavas de final. Irregulares, os belgas também aguardam o resultado da outra partida da chave. Vitória da Lazio (5 pontos) dificultaria a passagem para a segunda fase, mas, ao mesmo tempo, afastaria os russos (que ficariam com 1 ponto) na briga pelo terceiro lugar, que dá a chance de continuar a aventura continental na Liga Europa.
No Grupo G, os dois grandes favoritos, Juventus e Barcelona, vão se classificar se vencerem os respectivos jogos, mas, no caso dos catalães, jogam em Kiev com o objetivo de somar mais do que os três pontos. O clube está mergulhado em uma crise institucional após a renúncia da diretoria anterior e as eleições presidenciais marcadas para o fim de janeiro. Além disso enfrenta graves problemas financeiros que ameaçam o futuro da entidade.
O elenco está desfigurado, com uma série de desfalques: Piqué, Sergi Roberto e Ansu Fati por lesão; Messi e De Jong poupados. Com todos esses problemas e a campanha medíocre na LaLiga (o Barça está em 12º, a 12 pontos do líder), a equipe catalã precisa de um bom resultado na Europa para evitar agravar a sua situação e aliviar um pouco a situação do treinador Ronald Koeman. Tudo parece mais fácil para a Juventus, que só precisa vencer o Ferencvaros, em Turim, a quem já derrotou na Hungria, por 4 x 1.
No Parque dos Príncipes, o Paris Saint-Germain receberá o RB Leipzig sem direito a errar, após somar uma única vitória e duas derrotas nas três primeiras partidas do Grupo H. Qualquer resultado que não seja a vitória sobre os alemães deixaria os parisienses à beira da eliminação da fase de grupos, uma humilhação que o clube nunca viveu desde a chegada, em 2011, de seus ricos proprietários do Catar.
O atual vice-campeão continental não poderá contar com o zagueiro central Presnel Kimpembe, que cumpre suspensão, nem com o atacante argentino Mauro Icardi, lesionado no joelho, e provavelmente não terá os meias Marco Verratti e Ander Herrera, fundamentais na construção do jogo. No outro jogo, o Manchester United, empatado na liderança com o Leipzig, ficará muito perto das oitavas se vencer o Basaksehir, a quem derrotou em Istambul (2-1), mas ainda terá que esperar para garantir a vaga.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação