Futebol feminino

Brasil enfrenta o Equador

Maíra Nunes
postado em 01/12/2020 00:03
 (crédito: Mariana Sá/CBF)
(crédito: Mariana Sá/CBF)

A sueca Pia Sundhage mostra estar cada vez mais adaptada à cultura brasileira, sem abrir mão de aliados do país de origem. A técnica tocou Gusttavo Lima no violão, encantou-se com a canção Anunciação, de Alceu Valença, criando até uma versão em que substitui um dos versos por “jogadas de bola parada”. E, ao lado da assistente conterrânea Lilie Persson, também entrou no pagode com as jogadoras, no refrão “Dig, dig, dig, iê”, do Raça Negra. Neste mês, outro membro ampliou o intercâmbio entre os dois países na comissão técnica. Hoje, às 21h30, o amistoso contra o Equador, no Estádio Morumbi (SP), será mais uma oportunidade de ver o resultado desse trabalho. O jogo terá transmissão do SporTV.

O sueco Anders Johansson, 53 anos, é o mais novo a compor a comissão técnica brasileira. “Agora somos três da Suécia e temos essa coisa de organização, com muita experiência de como analisar os vídeos, monitorar batimento cardíaco e usar o GPS”, comentou Pia. Ela também se mostra aberta a trazer o melhor da cultura brasileira, ao elogiar a equipe com quem trabalha. “Eu sou mais velha, temos jovens, homens, mulheres, suecos e brasileiros. Essa diversidade nos deixa dinâmicos. Essa é uma fórmula que pode nos tornar vitoriosos”, comemora.

Este será o segundo jogo contra a equipe equatoriana, comandada pela brasileira Emily Lima. Na última sexta-feira, a Seleção Brasileira goleou o Equador, por 6 x 0, após oito meses sem disputar uma partida. As jovens estreantes com a amarelinha foram os destaques da vitória, casos das meias Duda e Valéria e da centroavante brasiliense Nycole. “Algumas jogadoras novas do sub-20 que têm a chance de jogar na Seleção principal precisam de um tempo para se adaptarem. A gente estará bem preparada e espero que algumas das jovens jogadoras cheguem até as Olimpíadas”, disse Pia. Apesar do placar dilatado, a treinadora do Brasil reconheceu o trabalho de compactação bem-feito pelo Equador, principalmente no primeiro tempo, antes de as atletas cansarem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação