BRASILEIRÃO

Prévia de uma grande final

Correio Braziliense
postado em 14/01/2021 22:58
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)


Semanas antes de iniciarem a decisão da Copa do Brasil, Palmeiras e Grêmio fazem uma prévia, hoje, às 21h30, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro O jogo no Estádio Allianz Parque, em São Paulo, não vale título, mas será importante para os times se estudarem melhor e até disputarem uma vaga entre os quatro primeiros colocados. Atualmente, o clube gaúcho é o quinto lugar, seguido logo atrás pelo paulista.

O clima de Copa do Brasil é tão evidente que, ontem, a CBF organizou, no Rio de Janeiro, um encontro entre os dois treinadores para falar justamente sobre a final. O palmeirense Abel Ferreira e o gremista Renato Gaúcho trocaram elogios, destacaram o time um do outro e mostraram o quanto a decisão do torneio traz ansiedade.

“O Palmeiras tem grandes jogadores, não é por nada que está em duas finais (Copa do Brasil e Copa Libertadores). O Abel vem fazendo um trabalho maravilhoso”, disse Renato Gaúcho. “O Renato tem um trabalho extraordinário no Grêmio e não é por acaso. É fruto de continuidade, acreditar no que faz, mas saber que o caminho está sendo bem-feito”, afirmou Abel.

Apesar das cortesias, em campo, os times devem travar um jogo duro. Invicto há 14 rodadas, o Grêmio poupou alguns titulares na partida anterior, contra o Fortaleza, e, agora, leva ao Allianz Parque o que tem de melhor. O Palmeiras, por outro lado, vive o desafio de estar com uma sequência intensa de jogos e com pouco tempo para recuperar o elenco.

A equipe alviverde ganhou folga na quarta-feira, após a semifinal da Libertadores, e ainda tem de pensar que o jogo seguinte será o clássico com o Corinthians, na segunda-feira. Por isso, é provável que, diante do Grêmio, o time seja modificado. “Temos de gerir energia para ter o máximo em cada jogo. São as informações que vamos tirando”, disse Abel.

A provável escalação alviverde terá: Weverton; Emerson Santos, Renan, Kuscevic e Esteves; Patrick de Paula, Zé Rafael e Raphael Veiga; Lucas Lima, Gabriel Veron e Willian.

O Grêmio está invicto há mais de dois meses e conseguiu decolar na competição. Se vencer o duelo no Allianz Parque, assumirá a terceira colocação provisoriamente e ficará a quatro pontos do líder São Paulo. O último revés foi em 11 de outubro, diante do Santos, para o qual também foi eliminado na Copa Libertadores.

O compromisso é direto na briga pelas primeiras posições, porque o Palmeiras aparece em sexto, com 47 pontos e dois jogos a menos. Das 10 rodadas restantes, o time tricolor ainda encara os outros quatro postulantes ao título: São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Flamengo.

O zagueiro Pedro Geromel se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda e a tendência é de só retornar diante do Atlético-MG. Com isso, Rodrigues deve ser mantido na retaguarda. David Braz fica como opção.

O volante Lucas Silva e o zagueiro Paulo Miranda cumprem suspensão e também estão fora do confronto em São Paulo. O lateral-direito Leonardo continua no departamento médico e não tem previsão de volta aos gramados.

Por outro lado, o treinador terá os retornos de Maicon e Luiz Fernando. Os dois, porém, devem começar entre os reservas.

A provável escalação gremista terá: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues (David Braz), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan (Maicon), Alisson, Jean Pyerre, Pepê; e Diego Souza.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação