BRASILEIRÃO

Fim da margem de erro

Comandando Inter e Flamengo há pouco mais de três meses, Abel Braga e Rogério Ceni vencem "período de experiência" e polarizam disputa pelo título. Hoje, time colorado pega o Vasco, enquanto o rubro-negro encara o Corinthians

Marcos Paulo Lima
postado em 13/02/2021 21:43
 (crédito: Ricardo Duarte/Internacional)
(crédito: Ricardo Duarte/Internacional)

Abel Braga e Rogério Ceni assumiram Internacional e Flamengo, respectivamente, em 10 de novembro de 2020. Tiveram a carteira de trabalho assinada na semana em que o argentino Eduardo Coudet desertou para o Celta de Vigo, da Espanha, e Domènec Torrent foi demitido pelo Flamengo. Ambos completaram, na quarta-feira, três meses no cargo. Superaram o contrato de experiência, ou seja, 90 dias. Hoje, os treinadores dirigem seus times em jogos vitais pela liderança. A menos que o Brasileirão das reviravoltas tenha mais uma nas últimas três rodadas, um deles conquistará o título da Série A.

Curiosamente, o Brasileirão pode premiar profissionais que abusaram do direito de errar em um espaço tão curto de tempo. Abel Braga assumiu o Internacional com três possibilidades de título: Libertadores, Copa do Brasil e Série A. Porém, ficou pelo caminho nos pênaltis contra o América-MG no mata-mata nacional e o Boca Juniors no torneio de clubes da América.

Apesar da eliminação no Estádio La Bombonera, Abel Braga achou a formação ideal na vitória por 1 x 0 sobre o Boca Juniors no tempo normal. Dali em diante, o Internacional evoluiu bastante sob a batuta dele, a ponto de golear o então líder São Paulo por 5 x 1, no Morumbi, e engatar sequência recorde de nove vitórias no Brasileirão. A série invicta de 12 jogos foi quebrada pelo Sport, na quarta-feira, no Beira-Rio. O Leão da Ilha venceu por 2 x 1 e tocou fogo no parquinho da Série A.

O Flamengo, de Rogério Ceni, está a um ponto do Inter. Assim como o time colorado, depende de si, principalmente, devido ao confronto direito na penúltima rodada. O ex-goleiro pode ser recompensado com o título após cometer pecados mais graves que os de Abel. Ceni tem o melhor elenco do país nas mãos. No entanto, fracassou na Libertadores contra o frágil Racing nas oitavas de final e conseguiu ser goleado por 5 x 1 pelo São Paulo no placar agregado das quartas de final da Copa do Brasil — 2 x 1 no Maracanã e 3 x 0 no Morumbi.

Rogério Ceni fez o Flamengo evoluir em doses homeopáticas a partir do momento em que deixou aquela ideia fixa na cabeça de emular o trabalho de Jorge Jesus. Arriscou ao deslocar Willian Arão para a zaga, teve peito para escalar Diego no papel de volante, insistiu com Gustavo Henrique quando perdeu Rodrigo Caio e, aparentemente, controla um vestiário cheio de figurões liderados pelo decisivo e explosivo Gabriel Barbosa.

Abel e Ceni chegam às últimas três rodadas do Brasileirão praticamente sem direito a margens de erro. O Internacional tem Vasco (fora), Flamengo (fora) e Corinthians (casa) na rota para o tetracampeonato e o fim do jejum de 41 anos — o último título brasileiro foi conquistado em 1979. O Flamengo encara Corinthians (casa), Internacional (casa) e São Paulo (fora). Falhas como as cometidas pelos dois técnicos na Copa do Brasil e na Libertadores podem ser cruciais a essa altura do campeonato. Na prática, errar significará entregar o título de bandeja ao outro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Inter e Fla com retornos importantes

O primeiro capítulo da trilogia final da disputa do título entre Internacional e Flamengo estará em cartaz hoje. Pela 36ª rodada da Série A, o time colorado visita o Vasco, em São Januário, enquanto o rubro-negro mede forças com o Corinthians, no Maracanã. As duas partidas em solo carioca estão marcadas para às 16h. Os dois líderes da competição devem entrar em campo reforçados de jogadores importantes que voltam de lesão.

No Inter, o atacante Thiago Galhardo se recuperou de uma lesão muscular na panturrilha esquerda e foi relacionado. Fora dos últimos seis jogos, o camisa 17 tem apenas a questão física como empecilho para sair jogando. A alegria pelo retorno do artilheiro do time no Brasileirão com 16 gols marcados, porém, contrasta com a preocupação pela ausência de nomes importantes. Patrick, Zé Gabriel e Uendel, todos suspensos, não irão jogar.

Desesperado para fugir da zona de rebaixamento, o Vasco promete endurecer o confronto em São Januário. O Cruzmaltino deve ter mudanças em relação ao time que foi derrotado por 3 x 0 para o Fortaleza, na quarta-feira. Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com Marcelo Alves, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com Werley lesionado, o trinador deve voltar a escalar Ricardo Graça e Leandro Castan como dupla defensiva.

No Flamengo, a volta será em dose dupla. Fora do time por quatro partidas, o zagueiro Rodrigo Caio foi relacionado e pode voltar a compor a zaga rubro-negra ao lado do improvisado Willian Arão. O defensor treinou com o grupo nos últimos quatro dias para readquirir o ritmo de jogo. No meio, Diego Ribas está apto após cumprir suspensão e voltará a jogar como primeiro volante.

Vivo na disputa por um lugar na pré-Libertadores de 2021, o Corinthians terá uma mudança na escalação em relação ao empate por 3 x 3 com o Athletico-PR, na última quarta-feira. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante Gabriel dará lugar a Xavier no Maracanã. A tendência é que o técnico Vagner Mancini mantenha as demais peças da formação corintiana.

Brasiliense pega o Vila Nova e inicia busca por vaga na final

Hoje é mais um dia de decisão para o Brasiliense na Copa Verde. O representante do Distrito Federal encara o Vila Nova-GO, às 16h, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, pelo primeiro jogo da semifinal. O Jacaré chega ao confronto após passar pelo Atlético-GO pelo placar agregado de 5 × 2, mas terá pela frente o mais novo campeão da Série C do Brasileirão. No último dia 30, o Vila Nova levantou a taça e, consequentemente, garantiu o retorno à segunda divisão nacional.

Do lado candango, o retrospecto recente não fica atrás. O Brasiliense venceu todas as partidas que disputou em 2021 e promete um duelo equilibrado pela vaga na final da Copa Verde. O técnico Vilson Tadei, porém, terá o desfalque de dois titulares para o desafio fora de casa. Na defesa, o lateral Peu cumpre suspensão pelo cartão vermelho recebido no último jogo. Assim, Wagner Balotelli deve ser deslocado para a lateral esquerda. Sandy e Radamés disputam a vaga para formar a dupla de volantes com Aldo.

Já no ataque, o Jacaré não poderá contar com o artilheiro do time. Luquinhas, que sentiu um desconforto nas costas, será poupado pela comissão. Ele deverá ser substituído por Maicon Assis ou Tobinha. A boa notícia para o clube de Taguatinga fica por conta do zagueiro Gustavo Henrique, que está recuperado de uma lesão no tornozelo e será relacionado pela primeira vez desde que chegou ao elenco, em dezembro. A partida de volta está marcada para 20 de fevereiro, às 15h30, na Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação