Brasiliense bate Remo nos pênaltis e sagra-se campeão da Copa Verde

Com bela atuação do goleiro Sucuri, o Jacaré perdeu o jogo de volta por 2 x 1 e teve jogador expulso, mas levou a melhor na decisão por pênaltis

Maíra Nunes
postado em 24/02/2021 19:06 / atualizado em 24/02/2021 23:32
Brasiliense comemora título da Copa Verde 2020 após vitória sobre o Remo -  (crédito: Fernando Torres/CBF)
Brasiliense comemora título da Copa Verde 2020 após vitória sobre o Remo - (crédito: Fernando Torres/CBF)

Após a vitória por 2 x 1 no jogo de ida, o Jacaré foi ao Estádio Mangueirão, em Belém, na tarde desta quarta-feira (24/2), com a vantagem do empate para levantar a taça da Copa Verde. O representante do Distrito Federal começou o jogo muito recuado, sofreu o gol no primeiro tempo e voltou melhor após o intervalo. Logo no início do segundo tempo, empatou a partida e vivia o melhor momento quando teve um jogador expulso. O Remo achou o gol no lance seguinte, devolvendo o resultado por 2 x 1. Na decisão nos pênaltis, a atuação do goleiro Sucuri foi premiada com o título inédito do Jacaré na competição.

O Brasiliense entrou em campo com uma proposta extremamente defensiva, mas chegou ao gol adversário apenas duas vezes no primeiro tempo. Na primeira, em um cruzamento do lateral Diogo direto nas mãos do goleiro Vinícius e, na outra, com um chute sem perigo de Zé Love, já aos 42 minutos. Com maior posse de bola, o Remo fez o goleiro Sucuri trabalhar bastante. Aos 25 minutos, o Leão deixou tudo igual na disputa. O zagueiro Fredson marcou, de cabeça, após cruzamento do camisa 10, Felipe Gedoz, na segunda trave.

Aos 10 minutos, porém, o Remo assustou pela primeira vez na partida. A defesa do Brasiliense errou e a bola ficou com Hélio, que recebeu na área e bateu cruzado. Sucuri salvou o clube amarelo com bela defesa. Oito minutos depois foi a vez de Gedoz quase deixar o dele. O meia cobrou uma falta na entrada da área que passou rente ao travessão. A pressão exercida pelos donos da casa surtiu efeito aos 25 minutos. Com 1 x 0 para o Remo, o campeão seria decidido nos pênaltis. Logo depois de o Leão abrir o placar, Balotelli, lateral esquerdo do Brasiliense, levou carão amarelo.

O técnico Vilson Tadei conseguiu chacoalhar o elenco candango no intervalo. Com uma postura mais ofensiva na volta ao jogo, o Brasiliense empatou a partida logo aos 5 minutos do segundo tempo. Diogo escapou pela direita e cruzou na cabeça de Zé Love. O atacante cabeceou dentro da pequena área, com espaço entre dois zagueiros, e balançou a rede. Assim, o placar agregado apontava 3 x 2 para o Jacaré. Mas o bom momento do clube do DF durou pouco. Aos 14 minutos, Balotelli chegou duro, dando um carrinho em cima do Hélio que lhe rendeu o segundo cartão amarelo, deixando o Jacaré com um jogador a menos.

 

Decisão vai para os pênaltis

Para piorar a situação dos visitantes, o Remo voltou a abrir vantagem no jogo. Gedoz cobrou falta dentro da área, Fredson resvalou na bola, que sobrou para o zagueiro Rafael Jansen finalizar com força para o gol. O goleiro Sucuri ainda tocou na bola, mas não o suficiente. Com o resultado parcial, a decisão caminhava novamente para as cobranças de pênaltis. Mesmo assim, a reação do técnico do time de Taguatinga à expulsão de Balotelli foi substituir Luquinhas e Zé Love por Jefferson Maranhão e Peu, fechando a equipe atrás. Por mais que tenha levado sufoco, a estratégia de Vilson Tadei deu certo e o placar não alterado até o árbitro apitar o fim do tempo regulamentar.

Nos pênaltis, Siqueira perdeu a segunda cobrança para o Remo, mas Sandy também desperdiçou em seguida para o Brasiliense. O restante de cada time reverteu os pênaltis até chegar nas cobranças alternadas. Depois, Diogo reverteu para o Jacaré e o goleiro Sucuri defendeu a finalização de Wellington Silva, sendo o herói do título inédito do time candango na Copa Verde. Além da conquista, muito comemorada entre os jogadores, o Jacaré garantiu vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2021.

O Brasiliense foi o segundo clube do DF a conquistar a Copa Verde. Em 2014, o Brasília venceu o Paysandu na final, também com direito à emoção, pois o título foi decidido nos pênaltis. Já o Remo fica com o terceiro vice-campeonato da temporada 2020 (além da Copa Verde, perdeu na decisão da Série C e do estadual). Com o Jacaré sagrando-se campeão, o Real Brasília herda uma vaga na primeira fase da Copa do Brasil, por ter ficado em terceiro lugar no Candangão. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação