Pela quinta temporada seguida, o futebol do Distrito Federal teve dois times eliminados na primeira fase da Copa do Brasil. Com a obrigação de vencer para ter sobrevida no torneio nacional, o Real Brasília não conseguiu frear o ímpeto do América-RN e foi derrotado, por 2 x 0, ontem, no estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO). O time aurianil jogou a competição pela primeira vez na história. Na quarta-feira, o Gama havia caído precocemente na competição ao ser derrotado pela Ponte Preta, de virada, por 2 x 1. Disputando o mata-mata nacional com três representantes — algo inédito desde a temporada 2014 —, o Distrito Federal tem, agora, apenas o Brasiliense no páreo.
Por ter conquistado o título da Copa Verde de 2020, o Jacaré ganhou o direito de pegar um atalho e entrar somente na terceira fase da Copa do Brasil, juntamente aos clubes brasileiros envolvidos na disputa da Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste e da Série B do Campeonato Brasileiro e o nono colocado da Série A. Foi nesta etapa, inclusive, que o futebol candango chegou na última vez em que foi mais longe na competição nacional. Na ocasião, em 2016, o Gama passou pelos dois primeiros concorrentes — América-RN e ABC-RN —, mas foi eliminado pelo Santos com o placar agregado de 3 x 0 após duas partidas.
No primeiro tempo, as duas equipes encontraram dificuldades na criação de lances ofensivos. Mesmo assim, o América-RN deu certo trabalho ao goleiro Deola. Recém-contratado pelo Real Brasília, o arqueiro foi exigido em, ao menos, quatro oportunidades, quando fez defesas seguras nas finalizações de Romarinho, Wallace Pernambucano, duas vezes, e Flávio Boaventura. No lado candango, David Manteiga foi quem levou maior perigo ao gol de Samuel Pires. O arqueiro potiguar fez boa defesa em finalização do volante aos 34 minutos. Com os dois camisas 1 inspirados, o zero insistiu em permanecer no marcador.
O panorama, porém, mudou logo nos primeiros minutos da etapa final. Aos sete, Wallace Pernambucano passou a bola para Caxito mandar para as redes e abrir o placar. Na jogada seguinte, o Real Brasília respondeu com David Manteiga cobrando falta no travessão. Seguro com a vantagem, o alvirrubro manteve a partida sob controle e impediu qualquer chance aguda do Real Brasília. O time potiguar ainda aumentou o marcador, aos 38, com Luan Silva, de cabeça. Com a classificação, o América-RN terá pela frente o Cruzeiro. Ontem, o time mineiro se classificou após empatar, por 1 x 1, com o São Raimundo-RR.
Candangão
A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) até tentou fazer a bola rolar, mas o Campeonato Candango acabou suspenso em meio ao aumento de casos provocados pela pandemia de covid-19. Sem a possibilidade de jogar o torneio na capital devido ao lockdown, implementado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) desde 28 de fevereiro, os dirigentes do futebol local articularam a realização das partidas da terceira rodada no Entorno. Um dos estádios escolhidos, porém, foi vetado, ontem, e deixou a competição com uma opção a menos.
Escolhido como sede de três partidas nos próximos dias, o estádio Diogão, em Formosa (GO), foi interditado minutos antes de a bola rolar para Capital e Samambaia. O prefeito Gustavo Marques tomou a decisão de ampliar o lockdown e suspender as partidas no município em cumprimento a uma recomendação da promotora Andreia Barcelos, do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Classificada com “risco altíssimo de contágio”, a cidade receberia, ainda, Taguatinga x Sobradinho, no sábado, e Real Brasília x Santa Maria, no domingo.
Com o veto, a FFDF ficou com somente duas das praças para realizar seis jogos por rodada: Luziânia (GO) e Unaí (MG). Em meio ao novo cenário, a entidade reuniu os 12 clubes participantes do torneio de forma virtual, na noite de ontem, e propôs a suspensão do Candangão por 15 dias. O prazo começa a valer hoje e vai até 22 de março. Ao fim do período, a situação será novamente analisada, considerando as restrições em vigor.
Antes da paralisação da competição local, porém, uma partida será realizada. Luziânia e Formosa jogam, hoje, às 15h30, no estádio Serra do Lago, pela terceira rodada do Candangão. O jogo foi agendado na última sexta-feira e está mantido, tendo em vista o fato de o município goiano ainda permitir a realização de eventos esportivos em seu território. Marcado para o próximo domingo, no mesmo local, o clássico verde-amarelo entre Gama e Brasiliense foi afetado e será jogado somente após a retomada do Candangão.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.