O futebol não desiste de driblar o pior momento da pandemia no Brasil. Depois de negociar com o Rio e flertar com Espírito Santos e Minas Gerais na tentativa de escapar das restrições impostas pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a Federação Paulista convenceu a coirmã Carioca a dar asilo ao Estadual em Volta Redonda (RJ), a 318km da capital. Ironicamente, os jogos agendados na marra serão disputados em uma arena que tem como apelido Estádio da Cidadania. O município tem 91% dos leitos de UTI ocupados.
A atitude bipolar da FPF, que, na manhã de ontem, anunciou a suspensão da competição durante a fase emergencia, abre precedente para outras reviravoltas. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, por exemplo, anunciou pausa no Carioca no período de 26 de março a 4 de abril. No mapa acima, o Correio mostra que oito estaduais estão paralisados, entre eles o Campeoanto do Distrito Federal, dois continuam com restrições, cinco não começaram e 12 estão em andamento, entre eles o Paulista e o Carioca. Hoje, o Boavista receberá o Fluminense, às 18h, em Bacaxá, pela quinta rodada.
Mas atenções estão voltadas para a reviravolta no Paulistão. A FPF confirmou ontem à noite que o jogo entre Mirassol e Corinthians será em Volta Redonda (RJ), hoje, às 21h. A internção inicial era realizar rodada dupla no Raulino de Oliveira, rebatizado Estádio da Cidadania, mas a entidade recuou. O compromisso entre São Bento e Palmeiras seria realizado horas antes, porém está desmarcado.
Em nota oficial, a FPF explicou que a realização do jogo fora de São Paulo foi possível após acordo com o Governo do Estado do Rio, com a Prefeitura de Volta Redonda e com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A entidade disse que o agendamento da partida cumpre um plano de organizar alguns jogos pontuais fora do Estado de São Paulo para minimizar o impacto da paralisação.
A partida entre São Bento e Palmeiras seria realizada às 17h de hoje. Por enquanto, o encontro ainda não tem data. O cancelamento do jogo foi confirmado pelo próprio time do interior em comunicado divulgado à imprensa. Por volta das 18h30, a equipe recebeu aviso da FPF de que não precisaria viajar para Volta Redonda. No momento, o elenco estava reunido para jantar e preparado para embarcar no ônibus às 20h rumo à cidade.
A marcação do jogo entre Mirassol e Corinthians veio poucas horas após a própria FPF emitir comunicado para avisar que as rodadas 5, 6 e 7 do Campeonato Paulista estariam suspensas. A decisão acatava uma ordem do governo estadual de suspender atividades esportivas coletivas em todo o Estado até 30 de março. Pela manhã, a FPF e os clubes se comprometeram a somente retomar o Estadual no dia 31. Logo depois a Prefeitura de Volta Redonda começou a preparar o Raulino de Oliveira para o Paulistão com limpeza e sanitização. Pela cidade, foram reservados hotéis.
Há outros jogos em pauta na cidade. O Palmeiras deve jogar em Volta Redonda, amanhã, contra o São Bento. O clássico entre Palmeiras e São Paulo pode ser lá. A CBF marcou o duelo entre Corinthians e Retrô-SP pela Copa do Brasil, mas a prefeitura de Volta Redonda diz que só receberá Paulistão.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.