Em um jogo marcado pelo brilho de jovens talentos formados em casa, como o goleiro Brenno e o atacante Ferreira, o Grêmio garantiu o 40º título do Campeonato Gaúcho ao empatar por 1 x 1 com o rival Internacional ontem, no jogo de volta da final. Como venceu o Gre-Nal por 2 x 1 na partida de ida, o time comandado por Tiago Nunes entrou em campo jogando por um empate e faturou o tetra.
O clássico, que terminou com os gremistas erguendo a taça pela quarta vez consecutiva, foi marcado por muita tensão. Rafinha e Yuri Alberto foram expulsos nos minutos finais do primeiro tempo. Apenas depois disso, com 10 de cada lado, as redes balançaram. Ferreira marcou para o Grêmio, ainda na primeira etapa, e Rodrigo Dourado empatou depois do intervalo. Defesas importantes de Brenno fecharam a receita para garantir a comemoração dos donos da casa.
Antes do desfecho enérgico, com a vantagem construída no primeiro jogo, o Grêmio entrou em campo sem muita preocupação em forçar jogadas no ataque. Assim, fez da marcação forte a protagonista de boa parte do primeiro tempo, que teve o primeiro lance de perigo aos 14 minutos, quando Geromel ficou cara a cara com o goleiro Marcelo Lomba, após desvio dentro da área, e mandou longe do gol.
O lance de perigo do zagueiro gremista foi uma exceção e não desencadeou maiores reações. Para um time que precisava buscar o resultado, o Inter criou muito pouco, tanto que teve a primeira chance clara apenas aos 28 minutos, depois de uma saída errada de Maicon. No lance, Galhardo ficou com a bola e acionou Palacios, que chutou para fora.
Depois disso, diante da escassez de finalizações, os nervos de Rafinha e Yuri Alberto trouxeram a emoção de volta ao campo. Durante um desentendimento bastante intenso, os dois se estranharam e foram expulsos pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden.
Com 10 de cada lado, os minutos finais foram mais movimentados. Aos 51, Ferreira recebeu de Diego Souza, limpou Rodinei e bateu rasteiro no canto esquerdo: 1 x 0.
O segundo tempo começou com o Inter presente no campo de ataque, em muitos momentos apenas com Marcelo Lomba atrás da linha do meio de campo.
O Inter não abaixou a guarda e conseguiu o empate aos 21 minutos, quando Rodrigo Dourado cabeceou após receber cruzamento de Moisés e superou o goleiro Brenno.
A virada quase veio aos 30, mas Brenno brilhou ao se esticar todo para evitar gol de Palacios. Nos minutos finais, o Inter ficou bastante exposto e teve mais chances de levar o segundo do que de virar e o Grêmio festejou o tetra.
32
dias
Tempo de trabalho de Tiago Nunes no Grêmio desde que ele sucedeu Renato Gaúcho na comissão técnica
“Estamos fazendo um bom trabalho desde o professor Renato. Agora temos Brasileiro e Sul-Americana, vamos brigar por tudo, para, lá na frente, conseguir ser campeão”
Ferreira, atacante do Grêmio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.