Copa América

Copa América: seis seleções têm jogadores que atuam no futebol brasileiro. Veja quais

Seis equipes nacionais contam com atletas que jogam por clubes do Brasil. Ao todo, 15 nomes serão desfalques em partidas do Campeonato Brasileiro

Victor Parrini*
postado em 11/06/2021 10:00
 (crédito: Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
(crédito: Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Um dos maiores mercados do futebol da América do Sul, o Brasil conta com jogadores de diversas nacionalidades. Além da Seleção canarinho, outras seis equipes serão representadas por rostos conhecidos dos torcedores brasileiros. E, como a Copa América 2021 bate à porta - o início está marcado para domingo (13/6) -, o Correio preparou uma lista de equipes com jogadores que atuam nos clubes nacionais e atuam no torneio.

Ao todo, serão 15 nomes do Campeonato Brasileiro com as camisas de seis países diferentes. Os atletas, inclusive, serão desfalque na competição nacional por até nove rodadas a depender do desempenho das seleções na Copa América. O Chile, com quatro, é o time com mais jogadores das equipes nacionais convocados. Uruguai, Paraguai, Equador, Venezuela e Bolívia completam a lista.

Uruguai
Maior campeão da Copa América com 15 títulos, a Celeste conta com dois jogadores que atuam no futebol brasileiro. Campeões das duas últimas edições da Libertadores, o lateral esquerdo Matías Viña e o meia Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo, representam o que a Série A tem de melhor. Titulares incontestáveis em seus clubes, querem ajudar a seleção uruguaia a levantar mais um caneco.

Chile
A equipe comandada por Martín Lasarte é a que mais possui atletas que atuam no futebol brasileiro: quatro no total. Os jogadores, inclusive, são rivais, pois não atuam nos mesmos clubes. No seleto grupo, estão o lateral direito Isla, do Flamengo, o meia Pinares, do Grêmio, o ponta direita, Carlos Palacios, do Internacional, e o experiente atacante Eduardo Vargas, do Atlético-MG.

Paraguai
Campeão Sul-Americano em 1953 e 1979, o Paraguai conta com a ajuda de três conhecidos dos torcedores brasileiros. Destaque para o xerife Gustavo Gómez, campeão Paulista, da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Palmeiras. O setor defensivo paraguaio também tem com Junior Alonso, do Atlético-MG, e o volante do Flamengo, Piris da Motta.

Equador
A seleção equatoriana também possui três jogadores que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Arboleda, do São Paulo, e os meio-campistas Juan Cazares, ex-Corinthians e atualmente no Fluminense, e Alan Franco, do Atlético-MG.

Venezuela
A exemplo de Equador e Paraguai, a seleção venezuelana possui dois jogadores da elite do futebol brasileiro. O mais conhecido é o meia Otero, com passagem pelo Galo, e atualmente no Corinthians, além do ponta direita Savarino, do Atlético-MG.

Bolívia
Campeã da edição de 1963 da Copa América, a seleção boliviana conta apenas com o atacante Marcelo Moreno, como jogador que joga no Brasil. Atualmente no Cruzeiro, o camisa nove já vestiu diversas camisas do futebol nacional, como Vitória, Flamengo e Grêmio.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação