Copa América

Messi fez gol na sua cidade? Saiba em que estádios ele jogou no Brasil

Levantamento do Correio mostra por onde a turnê do jogador passou no país e onde ele deixou pelo menos um gol na lembrança da torcida; craque volta ao Mané para enfrentar Uruguai

Victor Parrini*
postado em 18/06/2021 18:05 / atualizado em 18/06/2021 18:09
 (crédito: Carl de Souza/AFP)
(crédito: Carl de Souza/AFP)

A Copa América 2021 desembarcou no Brasil e com ela, diversos craques sul-americanos competirão pelas quatro cidades-sedes do torneio. Entre eles, Lionel Messi, eleito seis vezes o melhor jogador do mundo. Depois de estrear com empate por 1 x 1 contra o Chile, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com direito a um golaço de falta, o próximo desafio do camisa 10 da seleção argentina será em solo candango, para encarar o Uruguai, nesta sexta-feira (18/6), às 21h, no Mané Garrincha. No clima do clássico e do retorno da Pulga à capital federal, o Correio recorda todos os 16 jogos e seis gols do astro no território verde-amarelo. Mostramos, também, as seis cidades brasileiras onde o hermano balançou a rede.

Belo Horizonte

» A primeira vez de Messi num jogo oficial em solo brasileiro foi em 18 de junho de 2008 para enfrentar o Brasil. À época, o confronto foi válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O resultado do clássico foi o empate sem gols.

» A segunda vez de Messi no Mineirão foi em 21 de junho de 2014, pela Copa do Mundo. A Argentina encarou o Irã. A estrela do camisa 10 brilhou. Ele marcou nos acréscimos o gol que garantiu o triunfo sul-americano em Belo Horizonte.

» No caminho até a Copa da Rússia em 2018, em 10 de novembro de 2016, a Argentina de Lionel Messi visitou o Brasil no Mineirão mais uma vez. Para os argentinos, é uma partida para deletar da memória. A amarelinha venceu por 3 x 0, e o jogo individual de Messi não foi suficiente para evitar a derrota.

» Pela Copa América de 2019 no Brasil, em 19 de junho, Argentina e Paraguai se enfrentaram pela segunda rodada da fase de grupos. Naquele jogo no Mineirão, Messi também deixou a sua marca e fez o gol salvador que decretou o empate por 1 x 1 e evitou a derrota diante do Paraguai.

» Em 2 de julho de 2019, o Mineirão foi palco de mais um Brasil x Argentina, dessa vez, pelas semifinais da Copa América. Principal atração do jogo, Messi estava lá como grande trunfo para levar a bicampeã mundial à final. Mas não foi isso que aconteceu. O escrete canarinho dominou a partida. Gabriel Jesus e Firmino marcaram os gols e o craque argentino não marcou contra o arquirrival.

Rio de Janeiro

» A trajetória da Argentina na Copa do Mundo de 2014 começou a ser escrita em 15 de junho, no Maracanã. Naquela partida, Messi marcou um belo gol, o segundo da seleção, que garantiu a vitória por 2 x 1 diante da Bósnia e Herzegóvina.

» Em 13 de julho de 2014, o Maracanã quase foi o palco de uma das maiores alegrias não somente de Messi, mas de todo o povo argentino. O templo do futebol recebeu a final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina. O camisa 10 era a grande esperança de seu povo, porém, jogou abaixo do esperado. Na prorrogação, Mario Götze foi às redes. Os europeus venceram por 1 x 0 e conquistaram o tetracampeonato mundial.

» Em 28 de junho de 2019, fechando a participação na fase de grupos da Copa América realizada no Brasil. Messi entrou em campo, mas não marcou na vitória da Argentina por 2 x 0 contra a Venezuela, no Maracanã.

» Com a vinda da Copa América novamente para o Brasil, Messi terá mais uma chance de conquistar um título pela seleção argentina e fazer bons jogos em solo brasileiro. O primeiro deles foi na última segunda-feira (14/6), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A estreia ficou marcada pelo golaço de falta do craque. Insuficiente para garantir os três pontos. O Chile empatou e o 1 x 1 estragou a primeira exibição argentina no torneio.

São Paulo

» Nas oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil, em 1º de julho de 2014, na Neo Química Arena, contra a Suíça, Lionel Messi não marcou gol durante os 90 minutos. A partida foi para a prorrogação e Di María fez o tento que carimbou o passaporte argentino às quartas de final.

» Em 9 de julho de 2014, Messi e Argentina retornaram à Neo Química Arena. Pela frente, mais um confronto dramático. A adversária foi a Holanda de Robben, Van Persie e Sneijder. O tempo regulamentar terminou no empate sem gols. E nos pênaltis, com Lionel abrindo as cobranças e convertendo, os sul-americanos avançaram e garantiram a vaga à final, no Rio de Janeiro.

» A última vez que o craque argentino jogou na capital paulista foi em 6 de julho de 2019, pela disputa do terceiro lugar da Copa América. Naquela tarde polêmica, na Neo Química Arena, a Argentina venceu o Chile por 2 x 1. O confronto ficou marcado pela expulsão do camisa 10. Messi recusou a medalha e declarou que a Copa América estava “armada para o Brasil”.

Porto Alegre

» Em 25 de junho de 2014, pela Copa do Mundo, o estádio Beira-Rio testemunhou uma grande atuação de Messi. Na partida que fechou a fase de grupos, a Argentina venceu a Nigéria por 3 x 2, com direito a dois gols do camisa 10, sendo um de falta, marca registrada dele.

» Jogando pela primeira vez na Arena do Grêmio, em 23 de junho de 2019, pela Copa América, a capital gaúcha viu Lautaro Martínez e Sergio Agüero decretarem a vitória por 2 x 0 diante do Catar. Lionel Messi não estava no melhor dias e pouco apareceu. Dentro da grande área, perdeu um gol incrível.

Brasília

» Na briga por uma vaga às semifinais da Copa do Mundo, em 5 de julho de 2014, foi a vez de Messi estrear na arena mais cara da Copa: o Mané Garrincha. Naquela partida diante da Bélgica, os bicampeões abriram o placar com Higuaín, logo no início, e segurou o 1 x 0 que colocou os hermanos nas semifinais do mundial. Naquele jogo, o craque do Barcelona ficou zerado novamente.

Salvador

» Em 15 de junho de 2019, a Arena Fonte Nova foi palco da estreia de Messi e Argentina contra a Colômbia na Copa América. Na ocasião, o camisa 10 e companheiros não jogaram bem e saíram derrotados por 2 x 0.

Clássico do Rio da Prata em Brasília

O próximo compromisso de Messi e da seleção argentina será nesta sexta-feira (18/6), às 21h, no Mané Garrincha. O adversário é um rival histórico, o Uruguai. A partida marca o reencontro do camisa 10 com a capital federal e o duelo contra o ex-companheiro Suárez.

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação